Receitas gourmet inspiradas na Dieta Mediterrânica reveladas em livro pela CCDR do Algarve

A Dieta Mediterrânica também pode ser apresentada em versão gourmet e, graças à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, algumas […]

Equipa vencedora Concurso Dieta Mediterrânica L14A Dieta Mediterrânica também pode ser apresentada em versão gourmet e, graças à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, algumas receitas mais elaboradas, usando os produtos locais e associados a esta dieta, mas também juntando alguma fusão, podem agora ser experimentadas por qualquer um.

Os livros «Receitas dos Chefes» e «Reinventando sabores mediterrânicos» foram lançados na passada semana, naquele que foi o momento final do 1º Festival de Gastronomia Dieta Mediterrânica, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, no mês de Maio.

A CCDR do Algarve aproveitou a realização do balanço das duas fases do «Articular para Intervir» para chamar os vencedores do concurso promovido no âmbito do festival e lançar os livros que dele resultaram.

Em Maio, foi pedido a sete equipas de chefes de conceituados restaurantes que apresentassem um menú, composto por uma entrada, um prato de peixe, outro de carne, uma sobremesa e um cocktail. Alguns meses depois, as receitas então apresentadas foram transpostas para o livro «Receitas dos Chefes».

Além das receitas a concurso, o livro tem, igualmente, uma sugestão de cada um dos membros do júri, entre os quais três Chefes de renome. Leonel Pereira, Henrique Leis e Henrique Leandro são os três chefes de cozinha que fizeram parte do júri, a que se juntaram Francisco Guerreiro e Miguel Gião, ambos ligados à área dos bares, que deixaram receitas para cocktails.

Chefes de renome foram os jurados do concurso gastronómico Dieta Mediterrânica_Foto Vera Conceição CCDRA
Chefes de renome foram os jurados do concurso gastronómico Dieta Mediterrânica_Foto Vera Conceição CCDRA

O concurso lançado em parceria pela CCDR do Algarve e pela EHTA ofereceu como prémio à equipa vencedora, do restaurante L14, do Salgados Dunas Suite Hotel, lançar o seu próprio livro de receitas. E foi assim que nasceu o «Reinventando sabores mediterrânicos», que como explicou o Chefe Vítor Monteiro, que liderou a equipa de quatro elementos, incluiu sabores bem típicos da região, mas também experiências de fusão. Vítor Monteiro teve como companheiros de equipa Rogério Bento, Pedro Batista e Idalina Santos.

No livro que lançaram, bem como no que revela como se fazem os pratos colocados na concurso, que já podem ser adquiridos junto da CCDR do Algarve, há receitas «mais complicadas, mas também outras bastantes acessíveis», todas elas «com um toque gourmet», ilustrou Catarina Cruz, da CCDR do Algarve e coordenadora do festival de gastronomia, onde se inseriu o concurso.

«Nós pensámos que a Dieta Mediterrânica, apesar de ter um ponto alto de promoção na Feira realizada em Tavira, estava muito centralizada naquela cidade. E nós quisemos dar esta visão regional que é fundamental. Dessa forma, idealizámos um evento que, em 2015, decorreu em Faro, mas que pode ser levado a outros concelhos da região», disse, Catarina Cruz.

No caso desta primeira edição, o festival foi associado à iniciativa da EHTA «Sentidos e Tradições», o que levou a associar um concurso de gastronomia ao evento. «Houve uma colaboração muito importante da Escola de Hotelaria e Turismo, na seleção do júri e dos restaurantes. E fazia sentido deixar uma memória, nomeadamente através da edição destes livros», acrescentou.

Livros Dieta Mediterrânica CCDRAQualquer pessoa pode adquirir os livros, que custam 5 euros cada», indo até à sede da CCDR do Algarve, em Faro, ou contactando a entidade por email. «Se nos contactarem, arranjaremos maneira de fazer chegar o lirvo. Também temos as obras à venda nos eventos em que temos stand», disse.

Este é mais um contributo da CCDR do Algarve para a divulgação de receitas ligadas às tradições do Algarve. É que, apesar da sofisticação, muitas das sugestões dos chefes, em qualquer um dos livros, inspiram-se na gastronomia típica da região. As receitas «Albicroques grelhados com requeijão e presunto», «Salmonete com arroz de camarão e salicórnia» (livro Reinventando Sabores) e «Fondante de figo seco e amêndoa com gelado de melosa e poejo, suspiro de amêndoa e mel de rosmaninho» (livro Receitas dos Chefes).

«A edição destes livros é já uma tradição. Também temos uma parceria, no âmbito da euroregião Algarve-Alentejo-Andaluzia, em que já lançamos obras sobre as tapas, as receitas de azeite e receitas de peixe. Agora, estamos a preparar outro de sopas e caldos, mais ligado às tradições alentejanas», revelou Catarina Cruz.

Comentários

pub