Reabilitação de bairros sociais em VRSA abre porta a «projeto inovador»

A Câmara de Vila Real de Santo António vai concluir em 2016 um investimento de mais de 2,5 milhões de […]

Obras_Bairro da Caixa VRSA_1A Câmara de Vila Real de Santo António vai concluir em 2016 um investimento de mais de 2,5 milhões de euros na recuperação dos bairros sociais do concelho, processo que começou há quatro anos.

Uma aposta que abriu a porta ao «projeto inovador» Realizar: obras sociais, a lançar nos próximos dias e que «irá agregar, de forma integrada, todas as intervenções concretizadas no setor da habitação, aumentando ainda mais a proximidade entre a Câmara Municipal e os munícipes», anunciou a autarquia vilarealense.

Obras_Bairro da Manta Rota«Numa primeira fase, o projeto Realizar irá integrar todas as iniciativas de cariz social que viermos a desenvolver ao nível da habitação. Numa segunda fase, iremos incluir neste programa um conjunto de ações de proximidade destinadas a melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa», segundo a vice-presidente da Câmara de VRSA Conceição Cabrita.

Quanto às obras que continuam em curso, a também vereadora responsável pelo pelouro de ação social considera que «representam um sinal claro das políticas de família e de intervenção social, que sempre se mantiveram no topo das prioridades orçamentais». Algo que se manterá em 2016, com o pelouro da ação social a receber uma verba de 1,1 milhões de euros e a manter a generalidade dos apoios que vêm sendo prestados.

Atualmente, a autarquia está a intervir no Bairro da Caixa, em VRSA, obra que inclui a reabilitação e a pintura de dezenas de edifícios. Simultaneamente, iniciou, este mês, a requalificação e impermeabilização das coberturas e fachadas do bairro da Manta Rota, na freguesia de Vila Nova de Cacela.

«Este conjunto de trabalhos soma-se às obras já efetuadas no Bairro 112 fogos, à entrada da cidade, que contemplaram a recuperação das fachadas e a pintura integral dos edifícios, bem como a consolidação das coberturas do Bairro 160 Fogos, em VRSA (ainda em curso)», acrescentou a Câmara de VRSA.

A esta lista acrescem as empreitadas do município no Bairro do Farol. Os arranjos exteriores promovidos pela autarquia «somaram-se à intervenção de fundo desenvolvida pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), avaliada em 635 mil euros, bem como as múltiplas melhorias já levadas a cabo no bairro dos Navegantes, em Monte Gordo, onde foi executada a pintura interior dos espaços comuns dos quatro blocos e reparados diversos equipamentos nos espaços comuns e interiores».

Comentários

pub