Projeto Adapt for Change debate alterações climáticas em Mértola

Mértola recebe na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, um workshop do projeto Adapt for Change. O objetivo central é […]

mértolaMértola recebe na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, um workshop do projeto Adapt for Change. O objetivo central é de, em conjunto com os agentes locais, construir uma visão conjunta e um plano estratégico para a adaptação do território de Mértola às Alterações Climáticas.

Em Mértola, como projeto-piloto, está a ser promovida a criação de um plano de adaptação do território às alterações climáticas, nomeadamente à subida da temperatura, à redução da precipitação e aumento das ondas de calor.

A adaptação local às alterações climáticas pretende promover o desenvolvimento sustentável e por isso o desenvolvimento económico integrado e a inclusão numa estratégia territorial é essencial.

É intenção do projeto agir como facilitador neutro num processo de identificação e discussão das opções, estratégias e medidas de adaptação possíveis para o Município de Mértola, a fim de desenhar um plano estratégico para adaptação às Alterações Climáticas e ao seu impacto gravoso na exploração dos recursos naturais do território.

Em Portugal, o projeto Adapt For Change é financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente e conta com a participação de uma plataforma alargada coordenada pelo centro de investigação CE3C da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A participação do município enquadra-se na sua estratégia de avaliação dos fenómenos associados às alterações climáticas e de promotor/impulsionador de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do território e dos seus agentes locais.

Em complemento, a autarquia espera que os resultados do projeto «venham a incorporar o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas».

 

.

Comentários

pub