Ministro da Cultura visitou Aljezur para conhecer Rîbat da Arrifana

O ministro da Cultura visitou esta manhã o Rîbat da Arrifana, um importante complexo arqueológico de origem islâmica existente na […]

Ministro da Cultura, Dr João Soares, em Aljezur (1)O ministro da Cultura visitou esta manhã o Rîbat da Arrifana, um importante complexo arqueológico de origem islâmica existente na ponta da Atalaia, no litoral do concelho de Aljezur, classificado como monumento nacional desde Julho de 2013.

No âmbito da sua primeira deslocação oficial ao Algarve, o ministro João Soares começou por se reunir, às 9h00, com o presidente da Câmara de Aljezur, o vereador da Cultura, representantes da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, a diretora regional de Cultura e técnicos.

José Amarelinho, em declarações ao Sul Informação, disse que «a visita do senhor ministro radicou essencialmente na importância que representa para o município, região e país, o Rîbat da Arrifana».

Ministro da Cultura, Dr  João Soares, em Aljezur  (2)Trata-se do único rîbat (mosteiro-fortaleza islâmico) conhecido, até ao momento, em território português e o segundo da Península Ibérica.

«Estamos, assim, perante um sítio de grande valor histórico que sempre tem merecido da parte da Câmara, especial atenção, constituindo-se como uma das peças fundamentais na estratégia de desenvolvimento sustentável que perseguimos», salientou a autarquia de Aljezur.

«Estamos em crer que a visita do Dr. João Soares pode potenciar, por parte do Estado, o importante e indispensável trabalho de conservação e valorização do monumento», garantindo o autarca José Amarelinho que «à nossa escala e possibilidade financeira, a Câmara de Aljezur tudo fará nesse sentido».

Desde 2002, que o casal de arqueólogos Mário e Rosa Varela Gomes coordena as escavações na ponta da Atalaia, um pequeno promontório rochoso, que parece avançar pelo mar fora, no litoral de Aljezur.

Na sua ponta, no conturbado século XII, existiu um rîbat, uma espécie de mosteiro-fortaleza, habitada por monges-guerreiros muçulmanos que faziam voto de pobreza, comandados pelo célebre Ibn-Qasi, um mestre sufi que aí terá habitado, com a sua comunidade, quando tinha já às suas portas os cavaleiros cristãos de D. Afonso Henriques.

Nesta sua primeira deslocação oficial ao Algarve, enquanto ministro da Cultura, João Soares já visitou a Fortaleza de Sagres, a Igreja de Santo António, em Lagos, o Castelo de Paderne, o Teatro das Figuras e o Teatro Lethes, em Faro.

Terminará a sua visita nas instalações recentes da Direção Regional de Cultura do Algarve, em Faro, onde terá oportunidade de ter uma breve conversa com algumas das entidades regionais, tais como, os presidentes da AMAL, Jorge Botelho, da CCDR Algarve, David Santos, e da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e ainda o reitor da Universidade do Algarve António Branco.

Comentários

pub