Luis León Sanchez garante amarela na “Algarvia” ao vencer no Alto da Fóia

Luis León Sánchez (Astana) é o novo camisola amarela da Volta ao Algarve em bicicleta, depois de hoje ter vencido […]

42ª Volta Algarve 2016 - Photo João Fonseca
Luis León Sánchez triunfa na Fóia – Foto: João Fonseca

Luis León Sánchez (Astana) é o novo camisola amarela da Volta ao Algarve em bicicleta, depois de hoje ter vencido a 2ª etapa da prova, que ligou Lagoa ao Alto da Fóia.

Na etapa rainha da “Algarvia”, com 198,6 quilómetros, o espanhol conseguiu ser mais forte que o galês Geraint Thomas (Sky), que ficou a apenas um segundo, sendo três segundos mais rápido que esloveno Primoz Roglic (Lotto NL–Jumbo) e o seu conterrâneo Ion Izagirre (Movistar). Em quinto lugar, ficou o português Tiago Machado (Katusha), a cinco segundos do vencedor.

Os cinco primeiros classificados da etapa desta quinta-feira são, agora, os cinco primeiros da geral e pela mesma ordem (ver tabela abaixo).

Quanto às equipas algarvias, os mais velozes de cada uma delas foram, esta quinta-feira, os respetivos chefes-de-fila. Assim, o algarvio mais bem classificado na etapa foi João Benta, do Louletano/Hospital de Loulé, em 28º, enquanto no Sporting/Tavira o mais rápido foi Rinaldo Nocentini, em 31º.

A etapa foi movimentada do princípio ao fim, com uma fuga de sete corredores que vigorou até à chegada das grandes dificuldades, nos últimos 35 quilómetros. As equipas dos candidatos mexeram com a corrida na subida de segunda categoria da Pomba e nas rampas da Fóia, mas só nos últimos mil metros se deram os ataques que decidiram a tirada.

Esta tirada, considerada a etapa rainha da prova, fez a primeira seleção, mas deixou tudo em aberto na luta pela camisola amarela Cyclin’Portugal, tal como era esperado pela organização. Luis León Sánchez assumiu a dianteira, estando Thomas a 5 segundos e Roglic a 9 segundos.

“Foi uma etapa muito rápida e muito dura. A Tinkoff impôs um ritmo forte para a fuga não ganhar mais de dois minutos. Começámos com menos dois corredores, por um vírus, que nos afetou, mas procurámos estar em maioria no final. O Tiralongo fez um excelente trabalho para chegarmos na frente no alto. Sabíamos que vínhamos bem, estou contente por ganhar uma chegada de montanha, embora este final não fosse para puros escaladores mas sim para ciclistas potentes como eu ou o Thomas. Só penso em recuperar para amanhã, sei que não é um percurso mau para mim. Vou tentar não perder a vantagem para os meus adversários. É um crono bom no qual o vento tem influência. Quando te dão uma oportunidade como me deram na Astana há que dar o melhor. Estou muito agradecido”, afirmou Luis León Sánchez.

O corredor espanhol não terá missão fácil para defender o comando, já que entre os dez mais da geral há vários homens com capacidade para fazer a diferença, tanto no contrarrelógio desta sexta-feira como na última etapa, no domingo, com final no alto do Malhão, em Loulé.

Até ao 16º, Fabio Aru (Astana), a diferença para a camisola amarela é inferior a meio minuto, o que prenuncia uma
reta final de competição extremamente emocionante.

Dois portugueses estão bem colocados para disputar o protagonismo com a armada forasteira. Tiago Machado (Katusha), que foi quinto na Fóia e ocupa a mesma posição na geral, a 15 segundos do comandante, e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), sétimo na etapa e na geral, a 19 segundos de León Sánchez.

O líder da geral individual saiu de Monchique também em posse da camisola verde Turismo do Algarve, símbolo da liderança por pontos, e da camisola azul Liberty Seguros, que distingue o melhor trepador. O melhor jovem é o espanhol Hector Saez, ciclista da Caja Rural-Seguros RGA, equipa que encima a tabela coletiva.

A terceira etapa da Volta ao Algarve é o contrarrelógio individual de 18 quilómetros, que se disputa nesta sexta-feira, com partida e chegada em Sagres. O russo Viktor Manakov (Gazprom-RusVelo) é o primeiro homem a ir para a estrada, às 12h30. Luis León Sánchez parte às 15h28.

 

2ª etapa: Lagoa- Alto da Fóia

1. Luis León Sánchez (Astana), 5h08m25s
2. Geraint Thomas (Sky), a 1s
3. Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo), a 3s
4. Ion Izagirre (Movistar), mt
5. Tiago Machado (Katusha), a 5s
6. Thibaut Pinot (FDJ), mt
7. Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 9s
8. Hector Saez (Caja Rural-Seguros RGA), a 13s
9. Tiesj Benoot (Lotto Soudal), mt
10. Fabio Aru (Astana), a 15s

Geral
1. Luis León Sánchez (Astana), 9h00m50s
2. Geraint Thomas (Sky), a 5s
3. Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo), a 9s
4. Ion Izagirre (Movistar), a 13s
5. Tiago Machado (Katusha), a 15s
6. Thibaut Pinot (FDJ), mt
7. Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 19s
8. Hector Saez (Caja Rural-Seguros RGA), a 23s
9. Tiesj Benoot (Lotto Soudal), mt
10. Jarlison Pantano (IAM Cycling), a 25s

 

2ª etapa entre Lagoa e Fóia – fotos de Nelson Inácio e Helder Romão:

Comentários

pub