História atribui favoritismo ao Portimonense para chegar a final inédita

O Portimonense pode fazer história esta tarde, às 17h45, se conseguir vencer o Marítimo, no Estádio dos Barreiros, na Madeira, […]

Festa dos jogadores do Portimonense
Festa dos jogadores do Portimonense – Foto de Nelson Inácio

O Portimonense pode fazer história esta tarde, às 17h45, se conseguir vencer o Marítimo, no Estádio dos Barreiros, na Madeira, e conquistar o apuramento para a final da Taça da Liga. A equipa algarvia já assegurou a melhor prestação de um conjunto da II Liga na prova e hoje volta a encontrar uma equipa do primeiro escalão, fora de casa.

Apesar de José Augusto, treinador do Portimonense, ter dito, na antevisão do encontro, que não há favoritos, historicamente há um e veste branco e preto.

Em 26 encontros entre Portimonense e Marítimo, a superioridade algarvia é evidente: são 12 vitórias, 10 empates e apenas 4 derrotas para a equipa alvinegra, desde a longínqua época de 1973/1974, em que ambos os emblemas disputavam o Nacional da II Divisão Zona Sul. No total, o Portimonense fez balançar as redes maritimistas 37 vezes e sofreu 20 golos.

Para encontrar a última derrota do Portimonense frente ao Marítimo, é preciso recuar 28 anos, até ao dia 21 de agosto de 1988, no Funchal. Nessa partida, Oliveira marcou primeiro para os madeirenses, Aurélio empatou para o Portimonense, e, perto do final, Paulo Ricardo fez o 2-1 final. Desde então, as duas equipas já se defrontaram cinco vezes e os alvinegros nunca perderam.

Foto Nelson Inácio
Ricardo Pessoa a festejar – Foto Nelson Inácio

No último confronto entre as duas equipas, a 8 de maio de 2011, para a Primeira Liga, o Portimonense, treinado por Carlos Azenha, recebeu e venceu os insulares por 1-0, com um golo de Ivanildo, numa altura em que a equipa algarvia lutava para não descer de divisão, o que acabou por acontecer.

No atual plantel do Portimonense, há dois jogadores que participaram nesse encontro: Pires e o capitão Ricardo Pessoa.

Estes dois atletas também marcaram presença na última deslocação do Portimonense à Madeira, para defrontar o Marítimo, na primeira volta dessa época de 2010/2011. Com Litos ainda no banco de suplentes, a equipa alvinegra empatou 1-1.

Este é,aliás, o resultado que mais vezes aconteceu nas partidas entre Portimonense e Marítimo: em 26 jogos, seis partidas terminaram empatadas com um golo para cada lado, algo que não poderá acontecer hoje, tendo em conta que é uma prova a eliminar e o jogo vai ter que terminar com um vencedor.

Para José Augusto, o Marítimo – Portimonense é o jogo mais importante da sua carreira, conforme admitiu aos jornalistas na antevisão e é um dos mais importantes da história do Portimonense que pode atingir a primeira final de uma competição, a este nível.

Para encontrar o Portimonense numa meia-final de uma competição nacional de clubes, é preciso recuar até à época de 1982/1983. A equipa algarvia chegou às “meias” da Taça de Portugal, mas o Benfica impediu a ida dos algarvios ao Jamor. 2-0 foi o resultado dessa partida, em que Nené foi o “carrasco” do Portimonense, ao apontar os dois golos dos encarnados.

Para o jogo de hoje, o treinador do Portimonense garante que quer «chegar a uma final inédita. Temos esta oportunidade e não vale a pena disfarçar e que queremos realmente ir mais além e jogar o jogo olhos nos olhos com o Marítimo».

Para chegar à meia-final da Taça da Liga, o Portimonense eliminou o Desportivo das Aves, o Penafiel e venceu, na fase de grupos, três equipas da Primeira Liga: Arouca, Sporting e Paços de Ferreira. Os adeptos alvinegros esperam agora que o Marítimo seja o quarto primodivisionário a ficar pelo caminho.

Comentários

pub