FOTOGALERIA: Nem os burros de Odeceixe querem a exploração de Petróleo

Houve muita brincadeira, como se impunha no Carnaval, mas a mensagem que se quis passar foi muito séria: Odeceixe não […]

Protesto anti petróleo Carnaval de Odeceixe_1Houve muita brincadeira, como se impunha no Carnaval, mas a mensagem que se quis passar foi muito séria: Odeceixe não quer que a exploração de hidrocarbonetos, no mar e em terra, avance. Para isso, a população, desde os mais jovens até aos mais experientes, imaginou diversas iniciativas, que acabaram por animar ainda mais o corso carnavalesco desta localidade do concelho de Aljezur, que decorreu este domingo.

Desde odeceixences de gema, de várias gerações, até outros fregueses, que vieram de outros países para se instalar nesta zona do Algarve, foram muitos os que se juntaram à manifestação e para ela contribuíram. E nem sequer faltaram representantes de outras espécies animais, já que houve dois burros que “se engalanaram”, para ajudar a chamar a atenção para esta causa.

O elemento central do protesto foi um carro alegórico, com uma instalação artística de um poço de extração de petróleo, de onde pendia uma pinhata, que era igualmente uma caricatura onde constavam as caras do anterior e do atual primeiros-ministros, Passos Coelho e António Costa, de Angela Merkel e do empresário algarvio Sousa Cintra.

Após o desfile, foi tempo de abrir a pinhata, para agrado dos mais pequenos, que puderam recolher os presentes que dela caíram, depois desta ter sido quebrada.

O grupo informal que organizou a iniciativa aproveitou para distribuir folhetos informativos sobre a prospeção e exploração de petróleo no Algarve, já que a divulgação a a sensibilização para o tema foram os principais objetivos do protesto carnavalesco.

 

Veja a fotogaleria:
Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação

Comentários

pub