FOTOGALERIA: Gala Lagoa Cidade do Vinho 2016 encheu o Centro de Congressos do Arade

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação foi um dos convidados da Gala Lagoa Cidade do Vinho 2016, que […]

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação foi um dos convidados da Gala Lagoa Cidade do Vinho 2016, que teve lugar no sábado, dia 20, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal.

Luís Medeiros Vieira presidiu à entrega dos prémios do “Concurso de Rótulos”, promovido pela autarquia, no âmbito da temática “Lagoa Sabor da Cultura – 2015 – Ano do Vinho e da Vinha”.

Além dos anfitriões – o presidente da Câmara de Lagoa Francisco Martins e o vereador Luís Encarnação, responsável pela Cidade do Vinho -, a iniciativa contou ainda com a presença do vice-presidente do vizinho município de Portimão, Castelão Rodrigues, ele próprio muito ligado à temática do vinho por ter sido diretor regional de Agricultura, bem como com Carlos Garcias, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Algarve, o diretor e subdiretor regional de Agricultura, Fernando Severino e José Graça, entre outras personalidades.

O concurso de rótulo contou com 42 participantes, todos alunos da Escola Secundária de Lagoa e da Nobel Escola Internacional, que responderam ao desafio do Município para a criação de rótulos para garrafas de vinho, na categoria de tintos, brancos e rosés. Os produtores locais fizeram parte do júri de seleção.

Mas o programa da Gala tinha começado uma hora antes com o lançamento do “De Vento em Pipa – Quando o Vinho e o Homem Inventaram Lagoa”, da autoria da fotógrafa e investigadora de etnobotânica Susana Neves, com edição da Câmara Municipal de Lagoa.

Depois de uma prova de vinhos de Lagoa e de um jantar para convidados, a Gala continuou, na sala de espetáculos, com uma apresentação sobre Lagoa Cidade do Vinho 2016, que incluiu (mais) uma homenagem ao General Rocha Vieira, lagoense ilustre que foi o último Governador de Macau sob administração portuguesa, e depois o momento mais esperado da noite, já passava das 22h30, o concerto do grupo «Ala dos Namorados», com a voz inconfundível do algarvio Nuno Guerreiro.

Foi uma forma memorável, com casa cheia a aplaudir a música portuguesa, de terminar a gala, que dá início oficial à programação de Lagoa Cidade do Vinho 2016.

 

Fotos: Duarte Costa|Sul Informação:

Comentários

pub