Foliões saem à rua em todo o Algarve para festejar o Carnaval

O Carnaval está ai à porta e vai colocar muitas localidades do Algarve em festa. Além dos corsos mais famosos, […]

Carnaval de Loulé 2015 - C.M.Loule - Mira (3)O Carnaval está ai à porta e vai colocar muitas localidades do Algarve em festa. Além dos corsos mais famosos, que costumam atrair muita gente, com Loulé, Monte Gordo e Moncarapacho à cabeça, há iniciativas em praticamente todos os concelhos do Algarve, com diferentes atrativos.

Em Loulé, que acolhe uma das mais conhecidas festas de Carnaval a nível nacional, será a atualidade política a aquecer o ambiente. A Câmara de Loulé, que organiza o evento, escolheu o tema «O Grande Naufrágio» e irá abordar, com muito humor e sátira, as reviravoltas que se seguiram às Legislativas, deixando espaço para as Presidenciais e para os craques do desporto.

Carnaval MoncarapachoDepois do Carnaval destinado às crianças, que juntou mais de cinco mil pequenos foliões, é a vez dos graúdos também se divertirem, em desfiles que saem à rua hoje, sábado, amanhã e na terça-feira, sempre às 15 horas, na Avenida José da Costa Mealha. Quarteira, com desfiles nos dias 6,7 e 9, e Alte, com o corso tradicional e bailes, amanhã e na terça à noite, também se juntam à festa.

Em Vila Real de Santo António a festa começou ontem e prolonga-se até dia 13 de Fevereiro. Aqui, além do tradicional Enterro do Entrudo, desfile que percorrerá a marginal de Monte Gordo na terça-feira, às 15h30, haverá diversos bailes de carnaval. Em Monte Gordo, há festa pela noite dentro hoje, amanhã e na segunda-feira, numa tenda instalada na marginal. Na sede de concelho, há bailes hoje e na segunda, no Centro Cultural António Aleixo, às 21h30, bem como o Baile da Pinhata, no Centro Cultural de VRSA, no dia 13.

Em Moncarapacho, a freguesia do concelho de Olhão onde a tradição carnavalesca é mais forte, saem à rua 500 foliões e 20 carros alegóricos, para animar dois desfiles, amanhã e na terça-feira, às 15 horas.

Já no concelho de Tavira, domina a tradição dos bailes de Carnaval, embora os mais pequenos tenham saído à rua para desfilar. O Mercado da Ribeira vai acolher bailes hoje, sábado, e na segunda e  terça-feira, às 22 horas, sendo as festividades de Carnaval encerradas com o tradicional Baile da Pinha, no dia 13 de Fevereiro, à mesma hora e no mesmo local.

Carnaval em Armação de Pera
Carnaval em Armação de Pera

No concelho de Lagos, o Carnaval «continua a ser vivido e comemorado ao jeito de outros tempos». Entre os dias 5 e 9, haverá bailes e concursos de máscaras tanto no Clube Desportivo de Odiáxere, como na sede do Grupo dos Amigos do Chinicato.  Na terça-feira, há o tradicional Desfile de Carnaval em Odiáxere, a partir das 15h00. Também o Zoo de Lagos se junta aos festejos do entrudo, oferecendo o bilhete a todas as crianças que ali se dirigirem mascaradas, acompanhadas por um adulto pagante.

No concelho de Silves, há folia do interior ao litoral, com «Carnaval Trapalhão de Armação de Pêra» e o «Carnaval de Messines». Na localidade costeira, a festa faz-se com cortejos, que percorrerão a Avenida do Mar no domingo e na terça-feira, às 15 horas, e juntarão 20 carros alegóricos. Em São Bartolomeu de Messines, os desfiles acontecem no domingo e na terça, às 15 horas, e na segunda-feira, às 21 horas. No dia 9, às 22 horas, o Mitos Café acolhe o «Enterro do Entrudo».

A tradição vai mandar no Carnaval de São Brás de Alportel, que irá contar com foliões, carros alegóricos e os típicos entronchos, que vão animar a Avenida da Liberdade, a partir das 15 horas de domingo. Mas haverá outras atividades para desfrutar, nomeadamente uma marcha corrida, que terá lugar amanhã, em Alportel.

Também o Carnaval de Paderne está muito ligado à herança cultural local. Nos dias 7  e 9, entre as 14 e as 18 horas, centenas de foliões vestidos a rigor e dezenas de carros alegóricos percorrem o interior da povoação, inspirados pelo tema da iniciativa «Crise de Valores». Em Albufeira, a sede de concelho, também há festa, com o Espaço Multiusos da cidade a acolher bailes carnavalescos hoje e na segunda, às 20 horas. Amanhã, domingo, há matiné e Concurso Juvenil de Máscaras.

Carnaval na Bordeira - Foto Jorge Silva
Carnaval na Bordeira – Foto Jorge Silva

Em Lagoa, diferentes associações promovem desfiles no Corso Carnavalesco das Coletividades do Concelho, que passa em diferentes localidades do concelho, nos dias 7, 9 e 10. Amanhã, às 15 horas, o corso vai passar no Bairro da Boa Vontade – Quinta de São Pedro, na Mexilhoeira da Carregação. Na Terça-feira, há novo desfile, à mesma hora, junto ao Auditório Municipal. A festa termina com o «Enterro do Entrudo», no dia 10, às 22 horas, no Largo Rainha D. Leonor de Ferragudo.

No concelho de Castro Marim, mais precisamente na localidade de Altura, quem “manda” são as personagens do mundo de fantasia da Disney, que inspiram a edição de 2016 do Carnaval local.  O corso está marcado para hoje e amanhã, a partir das 15 horas e juntará mais de dez grupos de animação e nove carros alegóricos.

Odeceixe, no Concelho de Aljezur, não quis ficar atrás de outras localidades do Algarve e também promoverá um desfile de Carnaval, amanhã, domingo, às 15 horas, com saída da Rotunda dos Malhadais.

Em Portimão, o Carnaval festeja-se, a partir de hoje e até terça-feira, com bailes em diversas associações do concelho, nomeadamente as coletividades Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense, Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e o Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha. Amanhã, há marcha-corrida de Carnaval, com início às 9h30, na zona ribeirinha.

Na capital de distrito, Faro, há festa na Bordeira, este sábado, que incluiu um desfile carnavalesco com grupos de animação, agendado para as 15 horas, concurso de máscaras e um concerto com o grupo «Compacto 2». Ontem, 2500 crianças já haviam participado no Carnaval Infantil.

Os elementos para a festa estão reunidos, sendo a única incógnita as condições meteorológicas, que apontam para a ausência de chuva, no Sul, durante esta época festiva, mas que não dão garantias de que o Carnaval não seja “abençoado” por aguaceiros.

Comentários

pub