Donzelas da baixa de Albufeira vão ser homenageadas com serenatas

As donzelas da baixa da cidade de Albufeira vão ser presenteadas com serenatas, este sábado à noite, a partir das […]

guitarra

As donzelas da baixa da cidade de Albufeira vão ser presenteadas com serenatas, este sábado à noite, a partir das 21h00. Estas donzelas são mulheres com cerca de 80 anos de idade, que vão recordar o tempo em que o namoro era à janela.

A Câmara de Albufeira explica que «cantores, guitarristas e poetas vão juntar-se amanhã para fazer serenatas às donzelas de outrora e que vivem ainda naquelas que foram as primeiras ruas de Albufeira».

A Companhia de Teatro Contemporâneo e o Grupo Ecos de Coimbra, que promovem a iniciativa têm a intenção de devolver as memórias do namoro de antigamente, mas também o propósito de levar a população a visitar a zona antiga da cidade, «onde os moradores já começaram a escassear, sendo, atualmente, mulheres de idade avançada, na sua maioria».

As serenatas começam no Largo Jacinto d’Ayet, com um convite ao presidente da Câmara para que acompanhe o grupo de capas negras na caminhada pelas ruas. Depois, os poemas e as guitarras fazem-se ouvir frente à Igreja de S. Sebastião, onde mora a dona da mercearia mais antiga de Albufeira.

Segue-se a Rua Nova, onde vive uma donzela que começou a trabalhar, ainda em criança, nos armazéns de figo Marques Pinto, posteriormente Al-Buhera, e que assistiu ao seu encerramento.

Depois, na Rua do Saco, a serenata é para uma mulher que ensinou muitas das meninas de Albufeira, no século passado, a fazer o enxoval. Da sua biografia fazem parte fatos, vestidos de casamento e alguns concursos de chita.

Segue-se a Rua da Igreja Velha, onde mora uma donzela que viu nascer a primeira escola primária de Albufeira, onde trabalhou durante 22 anos.

Depois de as homenageadas dizerem se gostaram, ou não, da serenata, ser-lhes-á entregue uma rosa e um poema e é feito um brinde. A aprovação da donzela é confirmada com o acender e o desligar das luzes por três vezes.

Por fim, na escadaria do Túnel, será feita uma serenata a todas as mulheres.

A iniciativa tem o apoio do Município de Albufeira e integra-se nas comemorações do Dia dos Namorados.

Comentários

pub