Dezenas de milhar de visitantes brincaram ao Carnaval em Loulé (com fotos)

O Carnaval de Loulé terminou esta terça-feira e, apesar dos pingos de chuva, o corso e os foliões saíram à […]

Carnaval de Loulé 2016 - C.M.Loule - Mira (2)O Carnaval de Loulé terminou esta terça-feira e, apesar dos pingos de chuva, o corso e os foliões saíram à rua. A Câmara Municipal adianta que, nos três dias de Carnaval, passaram pela cidade louletana «dezenas de milhar de visitantes», e destaca o “Domingo Gordo”, que teve «casa cheia».

Segundo a autarquia, «mais de 700 figurantes, 17 carros alegóricos e 6 escolas de samba saíram à rua para o “Grande Naufrágio”, tema que este ano serviu de mote para o desfile louletano».

Cenas de marcantes do filme “Piratas das Caraíbas”, a vida política e desportiva nacional e a cor e alegria do Carnaval carioca marcaram os desfiles na Avenida José da Costa Mealha – o «sambódromo de Loulé».

«Piratas bem conhecidos dos portugueses como “Gancho” Costa, “Gancho” Passos Coelho, Jerónimo de Sousa, Catarina Martins ou os “maroscas da bola” Jorge Jesus e os presidentes dos três grandes, naufragaram e deram à costa em Loulé para uma paródia marcada pela sátira», acrescenta a Câmara Municipal

Apesar de o Carnaval ter começado de «forma morna no sábado, já no Domingo Gordo foi uma verdadeira enchente na Avenida José da Costa Mealha» e «ao contrário da maioria dos corsos do País, os chuviscos que caíram esta terça-feira em Loulé não demoveram a organização e os foliões que saíram à rua para celebrar uma das principais tradições de Loulé», refere a autarquia.

A Câmara considera que «o Carnaval 2016 encerrou em alta, com o público a juntar-se às escolas de samba na altura da saída dos carros alegóricos da Avenida, num momento de muita festa ao som dos batuques da bateria e com uma multidão a sambar».

Para os responsáveis municipais, «o Carnaval de Loulé continua a ser, ano após ano, um evento de referência durante a chamada época baixa do turismo e constituiu uma importante alavanca para as atividades turísticas, nas áreas da restauração, da hotelaria ou outras, atraindo mutos turistas nacionais e estrangeiros».

Por outro lado, sublinham «a importante projeção mediática do Carnaval, este ano incrementada com a presença do programa televisivo “Somos Portugal”, da TVI, transmitido em direto a partir do centro de Loulé, no passado domingo».

Outro dos momentos que a autarquia destaca é o desfile infantil, que decorreu na sexta-feira, dia 5, «com a participação de mais de 2500 “piratinhas” a desfilarem pela Avenida».

«Mais uma vez as crianças louletanas mostraram que o Carnaval está fortemente enraizado na população desde tenra idade», conclui a autarquia.

Comentários

pub