Cristóvão Norte pouco convencido com solução do Governo para garantir verbas para o Turismo

O deputado do PSD eleito pelo Algarve Cristóvão Norte interpelou o ministro das Finanças sobre a redução de verbas para […]

Edificio-sede RTAO deputado do PSD eleito pelo Algarve Cristóvão Norte interpelou o ministro das Finanças sobre a redução de verbas para as Regiões de Turismo «em cerca de 10 por cento» prevista no Orçamento de Estado para 2016, durante uma audição ao membro do Governo.

Uma situação que, segundo o responsável pela tutela, o também algarvio Mário Centeno, será compensada com uma verba de 3,5 milhões de euros, a ser canalizada para as entidades regionais via Turismo de Portugal, solução que o Sul Informação já havia adiantado, há mais de duas semanas.

Numa visita à região, a secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho disse ao Sul Informação que, entre as verbas transferidas diretamente do Orçamento de Estado e a que virá do Turismo de Portugal, os orçamentos das RT iriam «manter-se e até subir ligeiramente», mais precisamente «cerca de 1 por cento», em 2016.

A solução que não tranquiliza o parlamentar social-democrata, que frisa que a verba de reforço anunciada «depende de concurso, pelo que pode não ser atribuída ou o seu valor para cada entidade não ser conhecido, circunstância que contende com a necessária previsibilidade na gestão dos orçamentos das entidades regionais de turismo».

Segundo Cristóvão Norte, a questão mais importante é as Regiões de Turismo saberem aquilo com que podem contar. O corte de verbas em sede de OE, que há muito estava anunciado, levou a Associação Nacional de Turismo a vir a público considerar que uma redução desta envergadura colocaria «em causa a gestão corrente e os compromissos de promoção estabelecidos em Outubro passado com agentes económicos privados».

«Considerando que “ o turismo tem sido o motor da economia, particularmente na exportação de bens e serviços”, não de pode desarmar quem tem a função de estruturar produtos, criar marcas e levar a cabo a promoção», defendeu o parlamentar algarvio.

Intervenção completa de Cristóvão Norte em vídeo:

Comentários

pub