«Crise de Valores» é o tema do Carnaval tradicional de Paderne

A aldeia histórica de Paderne prepara-se para receber um dos Carnavais mais tradicionais do Algarve. Este ano, a organização (Casa […]

CarnavalJPEGA aldeia histórica de Paderne prepara-se para receber um dos Carnavais mais tradicionais do Algarve. Este ano, a organização (Casa do Povo e Grupo de Amigos de Paderne) elegeu como tema das celebrações a “Crise de Valores”, prometendo arrancar boas gargalhadas à conta da atual situação socioeconómica do País.

Nos dias 7 (domingo) e 9 (terça-feira de Carnaval), entre as 14h00 e as 18h00, centenas de foliões vestidos a rigor e dezenas de carros alegóricos percorrem o interior da povoação, num desfile bastante animado que todos os anos atrai milhares de visitantes àquela freguesia do barrocal algarvio.

A organização dos festejos conta com os apoios da Câmara Municipal de Albufeira, Junta de Freguesia de Paderne, Caixa Agrícola e Jornal “a Avezinha” e a colaboração da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, várias associações locais e o apoio da população, que vê no evento um dos momentos altos do ano.

À noite, a partir das 21h00, há baile no Salão de Festas da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A animação musical fica a cargo de Filipe Conde.

Na sede do concelho, em Albufeira, a tradição também é levada muito a sério – Carnaval que é Carnaval celebra-se durante três dias – com brincadeiras e muitas trapalhadas no Espaço Multiusos da cidade.

No dia 6, o Baile de Carnaval vai ter o acompanhamento musical de Nuno Balbino e Valter Cabrita. Já no dia 8, a Nuno Balbino junta-se Carlos Coelho para animar a Festa que, em ambas as datas, começa a partir das 20h00, prolongando-se até à 1h00 da madrugada.

No dia 9 de fevereiro, entre as 17h00 e as 20H00, há Matiné com Concurso Juvenil de Máscaras.

O Baile de Carnaval no Espaço Multiusos de Albufeira é organizado pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, em parceria com várias associações do concelho (Clube Desportivo e Cultural de Albufeira, Clube Desportivo Areias de São João, APEXA e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira) e o apoio do Município. A entrada é gratuita.

Os mais pequeninos também gostam de brincar ao Carnaval e de mostrar que, também eles, sabem vestir a pele de várias personagens, representadas através de bonitos fatos coloridos, resultado do empenho e criatividade conjunta de alunos, pais, professores, educadores e auxiliares de educação de Creches, Infantários e Escolas do 1º Ciclo do concelho, que todos os anos participam nos festejos próprios da época.

Amanhã, dia 5 de fevereiro, entre as 9h00 e as 12h00, várias centenas de crianças (Creche “Os Palmeirinhas”, Infantário “Os Piratas”, Infantário “Quinta dos Pardais” e Infantário “O Búzio”) reúnem-se em frente ao edifício dos Paços do Concelho para o habitual desfile em direção ao centro da cidade. Em caso de más condições atmosféricas o desfile realiza-se no Espaço Multiusos de Albufeira.

Também amanhã, realiza-se o Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, que irá decorrer da seguinte forma: 10h00 – Jardim de Infância de Vale Serves e Jardim de Infância de Ferreiras| 9h30 – EB 1 de Vale Carro| 9h45 – EB 1 de Olhos de Água| 10h00 – Escola BI/JI de Paderne.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge também celebra o Carnaval com muita brincadeira. Na tarde do dia 6 de fevereiro (14h30 às 17h30), os mais pequeninos podem participar num programa bastante divertido, que inclui Concurso e Baile de Máscaras, Espetáculo de Magia, Pinturas Faciais e diversas brincadeiras e jogos. No final há oferta de lembranças a todos os participantes.

As inscrições podem ser feitas através de contacto telefónico para os números: 289 598 853| 289 599 507 ou do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

Comentários

pub