Aviso laranja no Algarve e Alentejo litoral por causa do temporal

O Algarve e o Alentejo litoral vão estar este domingo, a partir do meio dia, sob Aviso Laranja, o segundo […]

aviso vermelhoO Algarve e o Alentejo litoral vão estar este domingo, a partir do meio dia, sob Aviso Laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à forte agitação marítima na costa ocidental.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir 9 a 11 metros de altura máxima. Este aviso mantem-se até às 18h00 de segunda-feira.

Mas o IPMA colocou ainda todo o resto do Algarve sob Aviso Amarelo, devido ao vento, que poderá ter rajadas até 90 km/h e ate 110 km/h nas terras altas.

Mais grave será a situação no Norte e Centro do país. Segundo a informação que o IPMA acaba de divulgar, amanhã, dia 14, domingo, «devido ao estabelecimento de um fluxo forte de noroeste, com transporte de ar polar, ocorrerão aguaceiros que poderão ser de granizo e/ou acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro».

Prevê-se queda de neve acima dos 1200 metros, descendo gradualmente a cota para os 600 metros.

Durante o dia 15, segunda-feira, os aguaceiros diminuirão gradualmente de intensidade e frequência e a cota da neve subirá gradualmente até aos 1000 metros.

O vento soprará moderado a forte de noroeste, com rajadas que poderão chegar aos 100 km/h no litoral oeste e forte a muito forte com rajadas até 120 km/h nas terras altas, em especial durante a manhã e a tarde do dia 14.

Comentários

pub