Selecionador Nacional Fernando Santos homenageado na Gala do Desporto de Albufeira

O selecionador nacional de Futebol Fernando Santos é o convidado especial da edição de 2016 da Gala do Desporto de […]

Fernando SantosO selecionador nacional de Futebol Fernando Santos é o convidado especial da edição de 2016 da Gala do Desporto de Albufeira, onde será homenageado.

O evento vai ter lugar no dia 12 de Fevereiro, o Pavilhão Desportivo de Albufeira, às 21 horas, e distinguirá, além do bem conhecido técnico português, atletas, treinadores, clubes e associações locais que se distinguiram na época passada.

Este é «um dos pontos altos do calendário desportivo do município», em que a autarquia, que promove o evento, faz questão de valorizar «quem tanto tem dado ao desporto e ao concelho, alcançando resultados excecionais», segundo o presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa.

O edil albufeirense salienta que a autarquia «tem reforçado o apoio a clubes e associações, quer a nível financeiro quer logístico, promocional, na disponibilização de transporte e de combustível, cedência gratuita de instalações para a realização de treinos e jogos».

«Temos conseguido trazer para Albufeira eventos desportivos de destaque, que envolvem milhares de praticantes. Isto só é possível devido à rede de infraestruturas e equipamentos de excelência que construímos nos últimos anos e que registam taxas de utilização bastante elevadas. Albufeira é um concelho que aposta no Desporto, seja ele federado, escolar, adaptado ou informal», disse.

Além de homenagear desportistas albufeirenses, a autarquia opta sempre por convidar uma personalidade de âmbito nacional, escolha que recaiu sobre alguém que é bem conhecido dos portugueses.

Fernando Santos tem 61 anos, a larga maioria dos quais dedicou ao futebol, primeiro como jogador e, mais tarde, como técnico. Foi o primeiro treinador luso a treinar os três “grandes” (Benfica, Porto e Sporting) e os três clubes mais emblemáticos da Grécia (AEK Atenas, Panathinaikos, PAOK Salónica).

Antes de ser selecionador nacional de Portugal, ocupou o mesmo cargo na Grécia, onde se apurou para o Europeu de 2012 e, mais tarde, para o Mundial de 2014. Após assumir o comando da seleção das Quinas, conseguiu um rápido apuramento para o Europeu de 2016, fruto de uma série de seis vitórias consecutivas.

A partir de Fevereiro, juntar-se-á à galeria de figuras de âmbito nacional que foram homenageadas por Albufeira, na sua Gala do Desporto, ao longo de 12 anos. Até hoje, a autarquia já distinguiu desportistas de renome em diferentes modalidades, nomeadamente Francis Obikwellu, Ana Dias, Cândido Barbosa, Vanessa Fernandes, Miguel Praia, João Vieira Pinto, Tomás Barroso, Ricardo Sá Pinto, o jornalista e comentador desportivo Fernando Correia, Nuno Gomes e Manuel José, entre outros.

Comentários

pub