Portagens na Via do Infante só aumentam no troço Tavira-Monte Gordo

As portagens na Via do Infante só aumentam no troço Tavira-Monte Gordo e para os veículos de classe 4, anunciou […]

Portagens Via do Infante_3As portagens na Via do Infante só aumentam no troço Tavira-Monte Gordo e para os veículos de classe 4, anunciou a empresa Infraestruturas de Portugal (IP). O aumento é de 5 cêntimos.

Em todo o país, a IP aumentou em cinco cêntimos 34 das 550 tarifas de portagem das autoestradas que lhe estão concessionadas neste ano de 2016.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a atualização anual das taxas de portagem, que tem por base a evolução do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), reflete-se “quase unicamente” nas tarifas aplicadas às classes 2, 3 ou 4.

Assim, na na Via do Infante (A22) a única alteração verifica-se no troço Tavira-Monte Gordo para os veículos de classe 4.

Na A29 (Costa de Prata), aumenta em cinco cêntimos a tarifa dos veículos classe 2 no troço Salreu-Estarreja e dos veículos classe 4 no troço Estarreja-Ovar, enquanto na A42 (Grande Porto) a subida de cinco cêntimos é aplicada aos veículos de classe 3 no troço EN 106 Norte-Lousada (IP9).

Já na A28 (Norte Litoral), a atualização é feita no troço Póvoa de Varzim-Estela para os veículos de classe 2 e Esposende-Antas para os de classe 4, enquanto na A23 (Beira Interior) o aumento de cinco cêntimos aplica-se no troço Alcaria-Covilhã Sul para a classe 2, Sarnadas/Retaxo-Castelo Branco Sul e Soalheira-Castelo Novo para a classe 3 e Mouriscas-Mação, Hospital-Castelo Branco Norte e Soalheira-Castelo Novo para a classe 4.

Na A24, são atualizados os troços Vidago-Pedras Salgadas e Vila Real (IP4)-A4 para a classe 2, o percurso Chaves-EN103 para as classes 3 e 4 e, para esta última, também o troço Portela-Peso da Régua.

Quanto à A25 (Beiras Litoral e Alta), a subida de cinco cêntimos aplica-se aos veículos de classe 2 no troço Boa Aldeia Nascente-Fail e aos de classe 4 nos percursos Reigoso-Cambarinho, EN231-EN2 e Mangualde-Chãs de Tavares.

Na concessão Norte, com portagem real, verifica-se uma atualização de tarifas em seis de um total de 30 troços: para os veículos de classe 1 aumentam os percursos Fafe-Basto e Ribeira de Pena-IP3; para os de classe 2 o de Nó Calvos-Vizela; para os de classe 3 os de Celeirós-Guimarães Oeste, Nó Calvos-Vizela e Vizela-Felgueiras; e para a classe 4 o troço Basto-Ribeira Pena.

No caso das subconcessões Baixo Tejo (A33) e Pinhal Interior (A13), esta atualização é aplicada em quatro do total de 25 pórticos existentes e representa um aumento médio em valor de 0,3%.

Na A13, os preços subirão cinco cêntimos para os veículos de classe 1 no troço Nó com a EN342-Nó de Condeixa e Nó de Condeixa-Nó de Coimbra Sul e apenas neste último percurso no caso dos veículos classe 3.

Já na A33 passam a pagar mais os automóveis classe 2 entre o Nó de Belverde-Nó das Laranjeiras, os de classe 3 entre o Nó de Palhais-Nó da Queimada e os de classe 4 entre o Nó de Coina com a EN10 e o Nó de Penalva.

Nas subconcessões Autoestrada Transmontana e Litoral Oeste não se verifica qualquer alteração das taxas de portagem.

Segundo recorda a IP, atualmente as empresas transportadoras de mercadorias, maioritariamente utilizadoras dos veículos das classes superiores, beneficiam já de um desconto no preço das portagens de 10% durante o dia e de 25% durante a noite.

Comentários

pub