Museu de Olhão revela arquitetura cubista aos pequenos olhanenses

O Museu Municipal de Olhão está a dar a conhecer a arquitetura cubista, típica da cidade, na atividade semanal «Sombras […]

Sombras Cubistas Olhão_1O Museu Municipal de Olhão está a dar a conhecer a arquitetura cubista, típica da cidade, na atividade semanal «Sombras Cubistas», dirigida a alunos do 4º ano das escolas do concelho.

Esta é uma forma «lúdica, mas pedagógica, de dar a conhecer aos mais pequenos a arquitetura típica de Olhão», segundo a autarquia olhanense.

Além de beneficiarem de uma explicação sobre este estilo arquitetónico único, «onde os alunos ficam a par de conceitos como platibanda, açoteia ou mirante», é-lhes dada a oportunidade de serem, eles próprios, arquitetos por algumas horas.

As crianças são desafiadas a “construir” uma paisagem tipicamente olhanense, através da técnica de sombras chinesas, «ao mesmo tempo que descobrem pormenores sobre a arquitetura cubista».

Sombras Cubistas Olhão_3«Enquanto esta atividade decorre, outro grupo dedica-se a “projetar” um recanto da cidade, numa ardósia facultada para o efeito», acrescentou a autarquia.

«No final, as crianças ficam a conhecer melhor a paisagem de Olhão e saem do Museu um pouco mais sensibilizadas para a proteção daquela que é uma marca e um ex-libris da cidade: a arquitetura cubista», concluiu a Câmara de Olhão.

Comentários

pub