Investimento de 1 milhão na rede viária de Faro fica concluído até Abril (com fotos)

Se um dia for a passear em Faro e der com o símbolo matemático Pi (π), seguido de parte da […]

Número Pi na Rua da Alfândega
Número Pi na Rua da Alfândega

Se um dia for a passear em Faro e der com o símbolo matemático Pi (π), seguido de parte da sua representação numérica, a ocupar a calçada de uma rua de uma ponta à outra, é porque está na renovada Rua da Alfândega, cujas obras estão quase prontas.

Esta é uma das muitas obras de requalificação da rede viária e via pública que estão em curso em Faro, fruto do investimento que a Câmara realizou com parte da verba conseguida com a venda do antigo edifício do Magistério Primário.

Rua José de Matos
Rua José de Matos

Ao todo, foi canalizado um milhão de euros para obras que estão prestes a acabar e noutras que vão começar em breve ou cujo processo de adjudicação está na fase final. Segundo o presidente da Câmara Rogério Bacalhau, tudo deve ficar concluído «até Abril, o mais tardar».

No terreno, estão algumas obras há muito reclamadas, como a de renovação da Rua José de Matos e a requalificação da EN 2, na entrada de Faro, para quem vem da A22 e de São Brás de Alportel.

No primeiro caso, estão concluídas «70 a 80 por cento das intervenções», no segundo, «falta colocar parte do tapete e fazer as marcações», tarefa que deverá demorar cerca de duas semanas, disse Rogério Bacalhau ao Sul Informação.

Na Rua Serpa Pinto, está neste momento a decorrer uma intervenção da FAGAR de renovação de um ramal da rede de abastecimento de água. A estrada e o passeio só serão intervencionados depois, provavelmente «a partir da próxima semana».

Também para muito breve, está o arranque da obra de colocação de semáforos de velocidade e de passadeiras semaforizadas na Avenida Calouste Gulbenkian, artéria da cidade que, depois da abertura da Variante a Faro da EN125, assumirá o seu verdadeiro carácter urbano.

Também está quase, quase a começar a renovação da rede viária de Estoi e a pintura de estradas e arruamentos no concelho, contratualizadas na mesma altura.

Obras Faro Requalifica (19)Na calha, e «já na fase final de preparação dos contratos para assinatura», estão as obras de renovação da rede viária da Conceição de Faro, da Rua Jornal do Algarve e entre a Falfosa e Santa Bárbara de Nexe.

Nesta onda de renovação, a autarquia aproveitou para dar corda à sua imaginação e criar um elemento diferenciador na Baixa da Cidade. Na Rua da Alfândega, paralela à Avenida da República, perto do Hotel Faro, a escolha recaiu sobre o símbolo Pi, que passará a estar inscrito na calçada portuguesa desta artéria, que foi tornada exclusivamente pedonal.

O presidente da Câmara de Faro é professor de matemática, mas garante que não fez “lobby” para que fosse este o símbolo usado. «Queríamos colocar alguma coisa que se destacasse e, entre os membros do executivo, surgiu esta ideia. Para mim, é giro que seja um símbolo matemático, mas foi uma decisão tomada em conjunto», explicou ao Sul Informação.

Assim, além do símbolo Pi (π), os transeuntes são acompanhados pela representação numérica deste número, habitualmente simplificado como valendo 3,14, mas que tem infinitas casas decimais. Ou seja, só estará representada a parte do número que cabe na rua. Pelo meio, a autarquia deixará um desafio. «Num dos números, colocámos um ponto de exclamação, para quem quiser ir à procura e descobrir qual é», disse Rogério Bacalhau.

 

Veja o andamento das obras na rede viária de Faro:

Fotos Nuno Costa/Sul Informação

Comentários

pub