Fundo norte-americano compra antigo Retail Park de Portimão

O antigo Retail Park de Portimão, destruído pelo fogo em Setembro de 2012, pode voltar ao ativo. O terreno, que […]

Retail Park Portimão_01O antigo Retail Park de Portimão, destruído pelo fogo em Setembro de 2012, pode voltar ao ativo. O terreno, que hoje está limpo dos destroços dos antigos edifícios comerciais, é um dos cinco retail parks comprados, por cerca de 100 milhões de euros, por um fundo de investimento norte-americano.

Identificado como «Portimão Plot» (que em inglês significa apenas “lote”), o antigo retail algarvio faz parte do pacote adquirido ao fundo British Land pela Multi Corporation, plataforma de gestão de ativos imobiliários do fundo norte-americano Blackstone.

Além de Portimão, a operação integra ainda os retail parks de Sintra, Viana do Castelo, Santarém e Aveiro, sendo que o algarvio é o único que não está em funcionamento.

No entanto, desconhece-se ainda quais os planos dos novos donos para o espaço, que tem uma área total de 79 mil metros quadrados.

Joaquim Castelão Rodrigues, vice presidente da Câmara de Portimão, disse ao Sul Informação que o município «não recebeu nenhum contacto quer do fundo, quer de alguma empresa» interessada em reativar o Retail Park.

«Neste momento, o Retail é um lote vazio, já infraestruturado e preparado. Quem quiser avançar, pode fazê-lo, bastando apenas comunicar à Câmara a intenção de reconstruir», explicou Castelão Rodrigues.

O terreno do Retail Park, após o incêndio que o devastou em 2012, esteve dois anos quase abandonado, com os destroços dos edifícios destruídos pelo fogo a apodrecer e a criar problemas ao vizinhos, na localidade de Chão das Donas. Foi já o atual executivo camarário presidido por Isilda Gomes que ordenou a limpeza dos destroços e a consolidação do espaço.

Os cinco retail parks comprados vêm reforçar a carteira de ativos da Multi Corporation, que já é dona do Alverca Park e que, no Algarve, gere o Albufeira Retail Park, e no resto do país o Braga Retail Center e o Lago Discount.

Segundo o jornal Expresso, a empresa gere ainda 11 centros comerciais em Portugal, entre os quais o Fórum Almada ou os Armazéns do Chiado, um outlet (o Campera) e três centros de escritórios.

 

Veja as fotos do estado atual do Retail Park de Portimão:
(Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação)

Comentários

pub