Exposição «Mesa Ajudada» estará em Querença até ao final de Janeiro

A exposição «Mesa Ajudada», que mostra os resultados da residência criativa «Makers Meal», pode ser apreciada até ao dia 29 […]

Makers Meal Residência Artistica Loulé Criativo_15A exposição «Mesa Ajudada», que mostra os resultados da residência criativa «Makers Meal», pode ser apreciada até ao dia 29 de Janeiro, no Pólo Museológico da Água, em Querença, no concelho de Loulé. Nesta mostra será possível ver de perto as peças produzidas por um grupo de artistas e artesãos, grande parte deles algarvios, mas também vindos da Escócia.

Makers Meal Residência Artistica Loulé Criativo_30Durante doze dias, doze pessoas trabalharam em conjunto para criar, de raiz, tudo o que é necessário para fazer uma refeição: a mesa, os bancos, as panelas, os talheres, os pratos e os copos, entre outros. No final, muniram-se de produtos locais para fazer uma refeição tipicamente algarvia e sentar-se à mesa a degustá-la.

No fundo, recriou-se no centro da cidade de Loulé uma prática comum no mundo rural, a ajudada, em que a comunidade se une para levar a cabo determinado projeto.

A residência «Makers Meal» foi promovida pela Câmara de Loulé e a sua organização foi da responsabilidade da Proactivetur/Projeto TASA e da SSW – Scottish Sculpture Workshop, com o apoio do Mestrado de Design de Comunicação, Turismo e Cultura da UAlg.

«Esta intervenção de arte contemporânea pretende gerar uma sinergia de discursos e de práticas sobre comunidade, de confluência da arte, dos ofícios e da cultura», descreveu a Câmara de Loulé. Outro objetivo foi «afirmar os valores da entreajuda e da partilha, como caminho para um futuro mais sustentável».

Esta iniciativa promovida pelo Museu Municipal de Loulé, pode ser visitada no Pólo Museológico da Água de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A entrada é livre.

Comentários

pub