Carnaval mais antigo do Algarve volta a animar ruas de Moncarapacho

A animação do Carnaval vai voltar a Moncarapacho nos dias 7 e 9 de fevereiro. No corso vão desfilar cerca […]

Carnaval MoncarapachoA animação do Carnaval vai voltar a Moncarapacho nos dias 7 e 9 de fevereiro. No corso vão desfilar cerca de 20 carros alegóricos, com mais de 500 foliões, e são esperadas na vila mais de dez mil pessoas, em cada um dos dias, para participar no carnaval «mais antigo do Algarve». O desfile começa às 15 horas.

Segundo a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, o carnaval moncarapachense comemora «117 anos em 2016, contabilizando mais sete anos do que o Carnaval de Loulé. Uma história que começou em 1899 com estudantinas de origem espanhola, que mascaradas percorriam as ruas da aldeia no Domingo Gordo e no dia de Entrudo».

Em 1913 surgiu o primeiro carro ornamentado e, em 1923, «um ano após a travessia aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro, desfilou um carro alegórico representando um avião, simbolizando o glorioso feito».

O circuito do corso é compreendido entre a Praça Major João Xavier de Castanheda e a Rua Prior Simas (rua do Correio).

A organização está a cargo da União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e conta com o apoio da Fesnima (Câmara Municipal de Olhão) e da população da freguesia que constroi os carros alegóricos «transmitindo assim um significado popular e de envolvência local ao evento».

Comentários

pub