2015 termina com bons resultados para a hotelaria algarvia

A taxa de ocupação hoteleira em dezembro, no Algarve, foi de 32,3%, mais 11,1% do que em 2014, segundo dados […]

image003A taxa de ocupação hoteleira em dezembro, no Algarve, foi de 32,3%, mais 11,1% do que em 2014, segundo dados da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve. A tendência de subida da taxa de ocupação relativamente a 2014 foi uma constante ao longo de 2015.

O volume de negócios também aumentou em dezembro, comparativamente ao ano passado, subindo 13,8%.

O mercado holandês (+40,5%), alemão (+25,6%) e espanhol (+22,4%) foram os que registaram maiores subidas no mês passado, sendo que, por zonas, Monte Gordo/VRSA foi a que teve um maior acréscimo com 9,3 p.p e Lagos/Sagres e Carvoeiro/Armação de Pêra atingiram um aumento de 4,5 p.p.

Albufeira, apesar das cheias que assolaram o concelho no dia 1 de Novembro, conseguiu uma subida de 4,2p.p., correspondendo às expetativas do presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa que afirmou a 15 de dezembro que «se houver efeito no turismo é o contrário. Esse será mais um fator de curiosidade e de solidariedade. Vai haver gente a vir a Albufeira para ajudar Albufeira».

Também os preços das dormidas subiram em Albufeira no final do ano e no princípio de 2016.

Os dados agora revelados pela AHETA estão em sintonia com o que Elidérico Viegas disse ao Sul Informação no dia 31 de dezembro, quando adiantou que «se verifica uma subida nas ocupações, sobretudo de turistas nacionais. Tendo em conta esta ponte, em vez dos tradicionais dois dias, as pessoas acabam por ficar no Algarve quatro dias, o que leva a um aumento muito positivo no número de dormidas».

Comentários

pub