Spin-off da UAlg Mirabilis vence prémio de empreendedorismo e inovação

A empresa Mirabilis, uma spin-off da Universidade do Algarve, venceu o Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola. A empresa, […]

Ideias em Caixa 2013 vencedor AngulataA empresa Mirabilis, uma spin-off da Universidade do Algarve, venceu o Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola. A empresa, que se dedica à produção de semente de ostra, foi galardoada na categoria «Produção e Transformação», na 2ª edição destes prémios.

A empresa agora distinguida nasceu em 2015, a partir do projeto «Angulata», que venceu o concurso «Ideias em Caixa 2013», do CRIA, «para colmatar uma lacuna no setor da aquacultura, resultado da escassez de stocks naturais e da inexistência de maternidades de ostra em Portugal, o que obriga os ostricultores a importar semente de uma espécie não endémica a maternidades do estrangeiro», segundo a Universidade do Algarve.

A atividade principal da Mirabilis centra-se na produção, em ambiente de maternidade, de juvenis com semente de ostra portuguesa, «apostando na investigação e otimização das técnicas de produção, de modo a responder, através da marca portuguesa Angulata, às necessidades dos mercados nacional e internacional».

«Esta distinção, que se traduz num prémio monetário de 5 mil euros, é uma grande recompensa por todo o esforço e dedicação que temos dedicado a este projeto, além de nos permitir dar visibilidade à nossa atividade e sensibilizar para a importância da preservação da ostra portuguesa», referem Márcia Santos e Maurício Namora, responsáveis pela empresa.

premiocreditoagricola-735x400Os dois jovens empreendedores, licenciados em Biologia Marinha pela UAlg, reconhecem que o papel do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia tem sido fundamental desde o início deste projeto, já que consideram que o «Ideias em Caixa» foi o «grande arranque» da empresa.

«Permitiu-nos, não só trabalhar a nossa ideia, mas também adquirir mais competências, conhecer outros empreendedores, trocar experiências, elaborar um plano de negócios e arrancar com a fase piloto», asseguram.

«Uma boa ideia é fundamental, mas esta tem de ser, impreterivelmente, acompanhada de uma grande força de vontade, empenho e persistência. As dificuldades irão surgir, mas a dedicação e perseverança são o caminho», acreditam Márcia Santos e Maurício Namora.

Comentários

pub