Praia de Faro terá novos acessos e estacionamento antes do Verão

A obra de construção de um passadiço pedonal e ciclável de acesso à Praia de Faro, inserida na requalificação do […]

Praia de Faro_PassadiçoA obra de construção de um passadiço pedonal e ciclável de acesso à Praia de Faro, inserida na requalificação do troço de estrada entre a chamada curva do Aeroporto e a ponte, e a empreitada de construção de um Parque de Estacionamento exterior a esta zona balnear da capital algarvia, foram consignadas na sexta-feira pela Sociedade Polis Ria Formosa.

O presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau não esconde a sua satisfação pelo lançamento de obras que há muito pedia e espera, agora, que «comecem já este mês e que tudo esteja concluído antes do Verão».

Tendo em conta os prazos de execução das obras, cujos autos de consignação foram já assinados, tudo indica que assim será. A construção de um Parque de Estacionamento exterior à praia, junto ao Aeroporto de Faro, está prevista durar 5 meses e custará 815 mil euros. Já a requalificação do acesso rodoviário à ponte e o passadiço que o passará a ladear devem demorar 7 meses a ser concluídos e obrigarão a um investimento de cerca de 543 mil euros.

Praia de Faro_estacionamento exterior«O Tribunal de Contas já visou os dois contratos e há financiamento garantido. Uma fatia do dinheiro é a parte do capital social da Polis com que a Câmara entrou, a restante verba é garantida pelo Estado», explicou Rogério Bacalhau, em declarações ao Sul informação.

«Foi muita pressão, mas conseguiu-se. Agora, é preciso é que comecem depressa», desejou.

Esta é uma intervenção que há muito é reclamada pela Câmara e população farense, reivindicação que ganhou força a partir do momento em que foi anunciado que a construção de uma nova ponte para a Praia de Faro iria ser adiada indefinidamente, numa altura em que já estavam a decorrer demolições nas zonas poente e nascente deste núcleo.

As demolições são, de resto, um assunto que criou mau sangue entre os eleitos e a população da Ilha de Faro e a Sociedade Polis. Isso levou a que a Câmara de Faro aprovasse uma moção, em que mandatava o presidente do executivo para votar contra a continuidade da Polis Ria Formosa, que se extinguirá no final de 2015, caso os seus associados (autarquias de Faro, Olhão, Loulé e Tavira e Estado) não decidam pela extensão do seu “prazo de vida”.

Mesmo na eventualidade de ser decidida a extinção da Polis, nas próximas semanas, a obra não está em causa, garante Rogério Bacalhau. «Mesmo que se decida pela sua extinção no dia 31 de dezembro, a Sociedade não acaba no dia seguinte. Há um processo para o fazer, que pode demorar meses. E há que decidir o que se fará com todo o património da Polis, já que há várias obras a correr e contratualizadas», ilustrou o edil.

Assim, dentro de mais ou menos cinco meses, a população de Faro e os que visitam o concelho podem contar com uma nova bolsa de estacionamento num terreno que se estende desde os terrenos limítrofes do aeroporto até ao acesso à praia.

«Com esta intervenção, pretende-se aliviar a carga de viaturas sobre o sistema dunar da Praia de Faro, sobretudo no auge da época balnear, quando a procura é muito mais elevada, tornando o estacionamento existente insuficiente, o que dificulta a acessibilidade ao espaço público e à praia», ilustrou a Câmara de Faro, numa nota de imprensa.

Projeto da nova ponte de acesso à Praia de FaroQuanto à requalificação do Acesso à Praia de Faro, inclui a obra na estrada de alcatrão, já existente, bem como «a construção de um passadiço em madeira pedonal e ciclável, que funcionará como elo de ligação entre o parque de estacionamento exterior e a praia de Faro». «Esta infraestrutura será construída paralelamente à via automóvel e proporcionará a contemplação e valorização da paisagem envolvente», segundo a autarquia.

O edil farense lembrou que, no Verão, já há muitas pessoas que optam «por estacionar o carro na estrada de acesso, de forma desgarrada, e seguir a pé para a praia, sem quaisquer condições de segurança».

Para Rogério Bacalhau, para esta “prenda de Natal” ser perfeita, só falta mesmo uma nova ponte. «Fica a faltar uma ponte nova. Vamos ver qual a evolução em relação à Polis, para ver se é possível avançar com a obra em breve. De qualquer forma, conseguimos duas em três, no que toca a obras nos acessos à Praia de Faro», considerou Rogério Bacalhau.

Comentários

pub