Passagem de Ano sem chuva e com frio convida à festa no Algarve

A Passagem de Ano deverá hoje, dia 31 de Dezembro, fazer-se sem chuviscos, não só no Algarve como no resto […]

Passagem de anoA Passagem de Ano deverá hoje, dia 31 de Dezembro, fazer-se sem chuviscos, não só no Algarve como no resto do país, pelo que se prevê que o tempo não vai estragar a festa. Durante a madrugada de dia 1, a temperatura vai baixar.

Assim, segundo a previsão de Fim de Ano e primeiros dias de 2016 para Portugal Continental do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, ao longo desta quinta-feira, irão ocorrer aguaceiros fracos e dispersos mas só até ao meio da tarde, podendo ser na forma de neve acima dos 1200 metros.

No entanto, amanhã, dia 1 de Janeiro, e devido à «passagem de sucessivos sistemas frontais», que irão condicionar o estado de tempo no território continental durante os próximos dias, voltará a precipitação durante a manhã, embora seja sobretudo forte no litoral a norte do Cabo Mondego.

Nessa zona Norte do país, haverá ainda uma intensificação do vento, prevendo-se rajadas até 70 km/h no litoral Norte e Centro e até 90 km/h nas terras altas.

A partir do final da tarde, o vento diminuirá de intensidade e a precipitação passará gradualmente a aguaceiros fracos, que poderão ser na forma de neve acima dos 1000/1200 metros, e que se manterão até final do dia 2, sábado.

Para os dias 3 e 4, o IPMA prevê novo agravamento das condições meteorológicas, com ocorrência de períodos de chuva, sendo temporariamente forte e persistente nas regiões Norte e Centro, com vento moderado a forte, soprando forte a muito forte nas terras altas.

A agitação marítima será forte na costa ocidental, com ondas de noroeste de altura significativa, entre os 3 e os 5 metros, temporariamente 5 a 6 metros no dia 2.

Prevê-se que a madrugada de dia 1 seja a mais fria dos próximos dias, com os valores da temperatura mínima mais baixos a verificarem-se no interior Norte e Centro, entre -1 e 4ºC, e os mais altos no Algarve, entre 11 e 13ºC.

Há condições para a formação de geada e gelo em alguns locais do interior Norte e Centro, nomeadamente durante as noites sem precipitação. Prevê-se também a formação de neblinas
e nevoeiros matinais.

Comentários

pub