Novo Lar de Idosos dá resposta social e cria emprego em Marmelete

O novo Lar de Idosos do Centro de Dia de Marmelete, nesta freguesia do concelho de Monchique, foi inaugurado na […]

Inauguração Lar de Idosos MarmeleteO novo Lar de Idosos do Centro de Dia de Marmelete, nesta freguesia do concelho de Monchique, foi inaugurado na passada sexta-feira. O equipamento social tem capacidade para acolher 24 utentes e permitirá criar cerca de duas dezenas de postos de trabalho.

A construção desta infraestrutura custou cerca de um milhão de euros, parte dos quais vieram do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), sendo o restante garantido pelo município monchiquense.

Com esta inauguração, «cumpre-se um sonho de toda uma população, já com vários anos», considerou o presidente da Câmara de Monchique Rui André, durante a inauguração do Lar de Idosos de Marmelete.

«Não foi uma obra fácil, dados os vários constrangimentos com que nos fomos deparando e que só foram ultrapassados pelo empenho e dedicação de todas as entidades envolvidas», acrescentou.

Para Rui André, a construção desta nova valência em Marmelete, depois de um investimento semelhante (Centro de Dia e Apoio Domiciliário) na Freguesia de Alferce, mais do que «dar corpo a uma resposta social muito necessária», é, também, um «investimento estratégico no desenvolvimento económico e social», por «criar postos de trabalho e gerar dinâmicas nestes territórios de baixa densidade».

Inauguração Lar de Idosos Marmelete_2«Importa agora que estas paredes frias sejam testemunha de um trabalho de entrega, de solidariedade e de amor, encher este Lar do calor humano tão próprio de que trabalha com estas pessoas e cujos sorrisos serão a recompensa de um trabalho que sabemos ser sempre difícil», concluiu o edil monchiquense.

E não faltará dinheiro para isso, já que, segundo a diretora do Centro Distrital de Segurança Social Ofélia Ramos, «também já possível celebrar o Acordo de Cooperação que permitirá financiar o funcionamento deste equipamento».

«O CDSS está a empreender um esforço para dotar o Algarve de mais e melhores respostas sociais, como aquelas que hoje se inauguram, que apresentam magníficas condições, que potenciam um serviço de grande qualidade», acrescentou.

Comentários

pub