Miguel Praia despediu-se das pistas com pódio em Curitiba

Naquela que foi a sua derradeira corrida de uma longa carreira desportiva, Miguel Praia foi no domingo o 3º classificado […]

praia em curitibaNaquela que foi a sua derradeira corrida de uma longa carreira desportiva, Miguel Praia foi no domingo o 3º classificado na derradeira corrida do campeonato brasileiro Moto 1000GP.

Aos comandos da Honda CBR 1000R SP, da Center Moto, Miguel Praia chegou a Curitiba apostado em discutir o terceiro posto do campeonato e, depois do segundo posto na qualificação, era com natural expectativa que enfrentava as 18 voltas da decisiva corrida de encerramento da temporada.

Mas um furo lento acabou por condicionar o resultado final da prova e do campeonato, com Praia a não conseguir segurar uma posição de pódio após as primeiras cinco voltas, obrigando-o a abandonar primeiro a luta pelo lugar e depois a discussão do degrau mais baixo do pódio.

«Fizemos um bom arranque de corrida, que me permitiu segurar a segunda posição e foi na discussão pelo mesmo que fiquei depois do Lussiana ter passado para a frente e ter conseguido uma ligeira vantagem. Mas, na quinta ou sexta volta, a moto começou a abanar bastante de traseira, devido a um furo lento e comecei naturalmente a perder terreno. Numa primeira fase, perdia meio segundo por volta, depois um segundo e, no final, estava mesmo a rodar quatro segundos acima do normal, o que me obrigou mesmo a abdicar da luta pelo pódio e segurar o quarto lugar».

No entanto, após a conclusão da prova, o vencedor seria desclassificado e assim Miguel Praia fechou a corrida com o terceiro posto final – terceiro pódio do ano no campeonato – descendo, no entanto, ao quarto posto final do campeonato, com menos um ponto que o seu direto rival para a posição.

«Fiquei um pouco triste, porque, desta forma, o terceiro lugar do campeonato fugiu das nossas mãos por apenas um ponto e isto num fim-de-semana em que todos trabalhámos de forma intensa. Mas as corridas são mesmo assim e deixamos Curitiba com a consciência de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para o conseguir», disse o piloto algarvio.

praia em curitiba_2No final da prova, que foi igualmente a derradeira da sua longa e bem sucedida carreira desportiva, o piloto de Albufeira não deixou de recordar estes últimos três anos de presença no Moto 1000GP e tudo aquilo que, juntamente com a equipa da Center Moto, conseguiu.

«Terminámos uma longa viagem e estou muito feliz por ter terminado aqui a minha carreira, junto da Center Moto, que é uma família também para mim, bem como junto de todos os pilotos e equipas deste belo campeonato. Não podia igualmente deixar de agradecer a todos os que sempre acreditaram em mim em todos estes anos e que, de uma forma ou outra, me ajudaram, desde os patrocinadores até aos amigos e seguidores, que sempre me dispensaram uma palavra de carinho e apoio», disse Miguel Praia.

Depois de mais de uma década de presença em campeonatos do mundo como Superbike e Supersport, Nacional, CEV e Moto 1000GP, Miguel Praia despediu-se assim das pistas num arrumar de botas que o levará agora a novas aventuras na competição, mas do lado exterior às pistas.

Comentários

pub