Luzes e atividades natalícias animam Albufeira e são aposta para atenuar prejuízos das cheias

Albufeira tem em curso uma programação intensiva para comemorar o Natal. Desde o último fim de semana, as iluminações alusivas […]

luzes natalAlbufeira tem em curso uma programação intensiva para comemorar o Natal. Desde o último fim de semana, as iluminações alusivas à quadra natalícia já enfeitam as ruas da cidade e, na Praça dos Pescadores, uma árvore de Natal com 25 metros de altura também já está montada. No entanto, as atividades, um pouco por todo o concelho, para assinalar a data, estão marcadas até ao dia 6 de janeiro.

Segundo Carlos Silva e Sousa, a autarquia decidiu, este ano, «investir no centro da cidade para atenuar os prejuízos causados pela intempérie que assolou a baixa de Albufeira no passado dia 1 de novembro».
O autarca acrescenta que «com estes elementos decorativos pretendemos atrair mais gente ao centro, dinamizar o comércio local e permitir que todos os que nos visitam possam passear por esta zona e viver um pouco da época festiva».

A Avenida dos Descobrimentos, alguns edifícios públicos, e diversos pontos um pouco por todo o concelho, também estão iluminados com enfeites decorativos.

O edifício dos Paços do Concelho ainda não está decorado, mas vai estar a partir de dia 4 de dezembro. Os enfeites vão ser idealizados e concretizados pelos ATL’s e Ludotecas do concelho. O projeto “Pedacinhos de Natal”, que conta com a parceria da empresa Algar, pode ser apreciado até 6 de janeiro, Dia de Reis.

A Ermida de Nossa Senhora da Guia tem em exposição Presépios do Mundo. A mostra é composta por um conjunto de obras cedidas por embaixadas, consulados e cidadãos residentes com o objetivo de divulgar presépios originários de diferentes países.

Esta Ermida recebe também o Presépio de Rua, que se estende até à Igreja Matriz da Guia. Segundo a Câmara de Albufeira, «mais de 30 figuras da autoria da escultora britânica Toin Adams, dão a conhecer diversas cenas históricas associadas ao nascimento de Jesus».

Carlos Silva e SousaA freguesia da Guia vai ainda ser palco do Mercado de Natal, nos dias 5 e 6 de dezembro, que junta no parque junto à Avenida General Humberto Delgado cerca de 50 artesãos, produtores e associações locais, além de barraquinhas com saberes e sabores alusivos à época.

Em frente à Igreja Matriz de Paderne, até ao dia 10 de janeiro, vai estar em exibição um presépio feito de materiais e imagens tradicionais pelo agrupamento 1009 dos Escuteiros de Paderne.
Já na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira, vão estar expostos, entre 4 e 31 de dezembro, enfeites de Natal reciclados elaborados pelos alunos das escolas do concelho e pelos utentes dos lares e centros de dia.

Um dos eventos em destaque na programação vai ser a Corrida e a Caminhada do Pai Natal, marcadas para o dia 13 de dezembro, onde «cerca de 800 participantes, vestidos com as cores do Natal, prometem colorir as ruas da cidade». O desafio é de 4 quilómetros para os que pretendem participar apenas pelo convívio e 9 quilómetros «para quem está em excelente condição física».

Este ano, o evento inclui um Passeio de BTT com um percurso de 30 quilómetros. O ponto de encontro está agendado para as 9h00 no Mercado Municipal dos Caliços.

No mesmo dia, a classe de Ginástica Acrobática do Imortal Basket Club vai realizar a sua Gala de Natal no Pavilhão Desportivo de Albufeira, às 15h30.

Já a Gala do Conservatório de Albufeira, com os alunos das várias classes musicais, a interpretarem temas alusivos ao Natal, está marcada para o Auditório Municipal, às 20h30 do dia 18 de dezembro.

No dia seguinte, às 10h00, será a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve a ocupar o Complexo Desportivo Arsénio Catuna, na freguesia da Guia, com o evento “Circo de Natal”, uma Festa de Solidariedade que visa ajudar as pessoas com deficiência ou em situação de desfavorecimento social.
A FUETE – Academia de Dança de Albufeira também irá realizar uma Gala de Natal, no dia 19 de dezembro, pelas 17h00, no Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados. “O Principezinho no Planeta da Dança” é um espetáculo que, segundo a autarquia albufeirense, apresenta o espírito solidário da quadra através da expressão corporal.

O Concerto de Natal da Banda de Paderne também está marcado para o dia 19 de dezembro, às 21h00. A Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne vai mostrar o trabalho realizado na revitalização da banda e na formação dos jovens músicos.

Para os mais novos, a Câmara de Albufeira está a preparar ateliers de Natal destinados a crianças entre 6 e os 14 anos. Leitura, trabalhos manuais, cinema, jogos e brincadeiras são algumas das atividades que irão ter lugar na Biblioteca Municipal Lídia Jorge durante o mês de dezembro. As inscrições estão abertas a partir do dia 4 de dezembro

Comentários

pub