Hospital de São Gonçalo de Lagos vai fazer rastreios gratuitos em escolas privadas e públicas

O Hospital de São Gonçalo de Lagos, unidade hospitalar do grupo português IMAG, vai começar «em breve» a fazer rastreios […]

DSC_0191 (Custom)O Hospital de São Gonçalo de Lagos, unidade hospitalar do grupo português IMAG, vai começar «em breve» a fazer rastreios visuais e auditivos gratuitos nas escolas públicas e privadas da sua área de influência, nomeadamente nos concelhos de Lagos e Aljezur.

«Nós temos esta capacidade, com a nossa Unidade Móvel, por isso vamos pô-la ao dispor das escolas, mas numa lógica de complementaridade ao que já é oferecido pelos serviços da Administração Regional de Saúde e em articulação com eles», revelou João Sampaio, administrador executivo do Hospital e da IMAG, em declarações ao Sul Informação.

«O que nós oferecemos tem que ser uma resposta muito maior que o simples rastreio, estamos a criar uma equipa multidisciplinar para uma resposta completa para as crianças e jovens, integrando ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra do desenvolvimento», acrescentou aquele responsável.

Estes rastreios devem começar já «no início do próximo ano», em algumas escolas privadas com as quais o Hospital de São Gonçalo de Lagos tem protocolos, nomeadamente «o Colégio Bambino, aqui em Lagos, e algumas escolas públicas», numa lógica de atuação «em articulação com as equipas dos Centros de Saúde».

DSC_0030 (Custom)Estas revelações foram feitas a 1 de Dezembro, data que assinalou o primeiro ano do grupo IMAG à frente dos destinos da unidade hospitalar privada de Lagos. Nesse dia, houve festa para a população e para os utentes no Largo Gil Eanes, sob o olhar atento de D. Sebastião, na baixa da cidade de Lagos, bem como foi aberta ao público a Clínica de São Gonçalo, em S. Teotónio, no vizinho concelho de Odemira, integrada na rede de serviços do Hospital.

João Sampaio salientou que este primeiro ano em Lagos tem sido muito positivo: «estamos a crescer muito no Hospital, mais do que estávamos à espera». Para essa boa performance também tem ajudado o facto de o São Gonçalo estar aberto com atendimento permanente 24 horas por dia e sete dias por semana.

Por outro lado, o Hospital tem vindo a investir em áreas a que nenhuma outra unidade hospitalar, pública ou privada, dá resposta, tendo adquirido e já em funcionamento o mais avançado aparelho de TAC a Sul do Tejo. Este equipamento permite fazer Angio TC Coronário, por exemplo, permitindo suprir a «resposta insuficiente do Algarve» na área da Imagiologia.

Quanto à nova Clínica de São Gonçalo, em S. Teotónio, o administrador João Sampaio explicou que «o hospital não deve servir como centro de proximidade para estas localidades», tendo que apostar-se em serviços efetivamente mais próximos da população. Depois da vila do concelho de Odemira, há outra clínica em vias de ser aberta, no início do próximo ano, noutro concelho vizinho de Lagos.

«Em S. Teotónio, a equipa médica é quase toda ela partilhada com o Hospital de São Gonçalo, o que dá uma garantia de bom atendimento a uma população que é mais idosa e teria dificuldade de se deslocar até Lagos», acrescentou.

Por outro lado, no caso de ser necessário fazer «exames mais diferenciados, como um TAC, por exemplo», os utentes da Clínica de S. Teotónio virão fazê-los a Lagos, mas «sem custos, já que o transporte será assegurado pelas nossas carrinhas», disse ainda João Sampaio.

No Largo Gil Eanes, na tarde de 1 de Dezembro, a festa do 1º aniversário contou com um bolo gigante que foi cortado pela presidente da Câmara de Lagos Joaquina Matos e partilhado pelas largas dezenas de pessoas que se juntaram para a festa. Houve ainda fotografias com a mascote, o Dr. Gonçalo, a possibilidade de fazer batidos saudáveis pedalando num bicicleta estática e, por último, uma largada de balões azuis e brancos.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub