GNR apreende 700 plantas de canábis produzidas num «sofisticado laboratório» em São Brás

Um homem que se dedicava ao tráfico de droga, a partir da casa onde habitava, situada no sítio das Almargens, […]

Apreensão de droga GNR São Brás de Alportel Dez 2015Um homem que se dedicava ao tráfico de droga, a partir da casa onde habitava, situada no sítio das Almargens, em São Brás de Alportel, foi detido esta segunda-feira pela GNR.

Uma busca à habitação do suspeito permitiu encontrar quantidades elevadas de diferentes tipos de drogas, entre as quais 695 plantas de canábis, que eram cultivadas recorrendo a um «sofisticado laboratório», de um tipo «nunca visto na região algarvia».

No interior da casa, foi descoberta uma plantação com espécimes em diferentes estados de maturação e com alturas entre os 5 centímetros e o 1,10 metros. A droga era cultivada «em divisões que funcionavam como “laboratório/estufa”».

A GNR também descobriu e apreendeu «onze mil trezentas e noventa e cinco (11395) doses individuais de cocaína, dois quilos e quatrocentos e vinte e sete gramas de cabeças e folhas trituradas de canábis, um kit de produção de cogumelos alucinogénios e 8,2 gramas dos mesmos cogumelos embalados individualmente, 6,4 gramas de MDMA, três balanças de precisão e treze telemóveis».

«Durante a ação verificou-se que as referidas divisões dispunham de todos os elementos necessários ao cultivo controlado de plantas, com evoluídos sistemas automatizados de rega, sistema de iluminação composto por lâmpadas de sódio, transformadores de corrente, sistema de ventilação com filtros neutralizadores de odores e extrator, aparelhos de ar condicionado, termostatos, temporizadores e um quadro com apontamentos sobre o nível de PH e eletrocondutividade, quatro embalagens de sementes de canábis e uma grande quantidade de argila para utilização nos vasos das plantas, permitindo manter o ciclo do cultivo das referidas plantas durante todo o ano», descreveu a GNR.

Tendo isto em conta, a polícia concluiu que o homem detido «tem um vasto conhecimento sobre a conceção e montagem de estufas improvisadas, bem como na colheita, secagem e na preparação da droga para o consumo».

Comentários

pub