Festival de Órgão de Faro quer ir a Tavira, Boliqueime e Portimão em 2016

O Festival de Órgão poderá deixar de ser apenas de Faro, para passar a ser também de «outros locais do […]

VIII Festival Orgao_encerramentoO Festival de Órgão poderá deixar de ser apenas de Faro, para passar a ser também de «outros locais do Algarve onde existem órgãos de tubos em condições de serem tocados em público, como é o caso de Tavira, Boliqueime e Portimão», anunciou a Associação Música XXI.

A entidade que coorganiza o evento, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve, fez um balanço positivo da edição que terminou recentemente e que levou mais de mil pessoas aos quatro concertos realizados nos sábados do mês de Novembro nas Igrejas da Sé e do Carmo, em Faro. De caminho, aproveitou para levantar o véu da próxima edição, que já está ser preparada.

A principal novidade, em 2016, poderá passar pela inclusão de outras localidades do Algarve. Este era um passo que já vinha a ser equacionado há algum tempo, a que o sucesso da edição de 2015 terá dado novo alento. «Para concretizar esta ideia, será essencial a colaboração de novos parceiros institucionais e patrocinadores para o evento», segundo a Música XXI.

Em 2015, além de casas cheias, durante os espetáculos, houve, igualmente, uma boa participação nas atividades extraconcerto: os ateliers de afinação, workshop de órgão, exposição fotográfica e palestra, que serviram para assinalar os 300 anos do Órgão da Sé.

Também foi lançada uma brochura com CD, «por forma a perpetuar e aprofundar o conhecimento sobre o Órgão da Sé, bem como sobre o seu congénere existente no Brasil», editada pela Associação Música XXI.

O sucesso deste evento está ligado, na visão dos seus promotores, a «uma boa programação e organização, a par do reconhecimento e valorização do património histórico musical dos órgãos de tubos na cidade», o que tem permitido «fidelizar o público nacional e estrangeiro».

O VIII Festival de Órgão – Faro 2015 foi coorganizado pela Associação Cultural Música XXI e Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com o Município de Faro, a Fundação INATEL e o Hotel Faro. Contou com os apoios à divulgação do Sul Informação, Rua FM e Antena 2.

Comentários

pub