Festas de Sotavento a Barlavento convidam a entrar em 2016 a dançar

Não será por falta de alternativa que os algarvios e os muitos visitantes que o Algarve recebe, neste final de […]

2014-08-14 - FM dia 14 Anselmo Ralph (31 of 44)Não será por falta de alternativa que os algarvios e os muitos visitantes que o Algarve recebe, neste final de 2016, ficarão em casa, na Passagem do Ano. Desde Alcoutim a Vila do Bispo, há festas para vários gostos marcadas, com música e fogo de artifício, que convidam a entrar no próximo ano a dançar.

Albufeira, Alcoutim, Faro, Lagoa, Lagos, Quarteira (Loulé), Olhão, Portimão, Armação de Pêra (Silves), Tavira, Vila do Bispo e Monte Gordo (Vila Real de Santo António) são os locais onde haverá festas, promovidas pelas autarquias locais.

Apesar do tempo cinzento, as previsões da meteorologia apontam para que a Passagem de Ano não seja molhada. Algo que agrada aos milhares e milhares de portugueses e estrangeiros que aproveitam a época festiva e, sobretudo, os quatro dias de ponte, para vir até ao Algarve. A hotelaria , a restauração e até o comércio algarvios agradecem e esfregam as mãos de contentes para estes dias que se adivinham de muita animação e bons negócios.

Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), disse ao Sul Informação que a ponte de quatro dias está a ter repercussão positiva na hotelaria da região. «Verifica-se uma subida nas ocupações, sobretudo de turistas nacionais. Tendo em conta esta ponte, em vez dos tradicionais dois dias, as pessoas acabam por ficar no Algarve quatro dias, o que leva a um aumento muito positivo no número de dormidas».

«As unidades hoteleiras que se mantiveram abertas nesta época de Inverno estão a ter mais resultados positivos», acrescentou o presidente da AHETA.

Quanto às Passagens de Ano, a de Albufeira é a mais aguardadas, não só pelo cartaz, encabeçado por Anselmo Ralph, mas também pela sua carga simbólica, depois das cheias que atingiram a baixa da cidade, em Novembro passado, que deixaram um rasto de destruição à sua passagem. Em dois meses, o trabalho dos empresários afetados e de muitos voluntários permitiu recuperar aquela zona, de modo a poder acolher a festa de Passagem de Ano, o ponto alto de um programa bem mais vasto.

O Réveillon realiza-se na Praça dos Pescadores e será passado ao som de Anselmo Ralph, artista que tem o (bom) hábito de encher os recintos por onde passa.  O programa da Passagem de Ano também contempla fogo-de-artifício e uma «Star Parade», na Avenida da Liberdade (Oura).

Nos dias seguintes, a festa continua com o festival de humor Solrir (1 a 4 de Janeiro, Palácio de Congressos dos Salgados) e com o evento Paderne Medieval, que irá levar esta localidade de Albufeira a reviver aquele período da história, nos três primeiros dias de 2016.

Quarteira, outro local de grande afluência turística, também vai promover uma festa e contará com uma banda de tributo aos ABBA e fogo-de-artifício.

passagem de ano lagoa_4Em Armação de Pêra, a banda convidada são os algarvios Íris, cujo concerto começa às 23 horas, seguindo-se o lançamento de fogo, à meia-noite e uma atuação do DJ China pela madrugada dentro.

Outro local com longa tradição, no que a Passagens de Ano diz respeito, é Monte Gordo, onde uma tenda gigante instalada na marginal de localidade irá acolher 2016 com o som das bandas «Duo Reflexo» e «4Dance». Também não faltará o fogo-de artifício. Aqui a festa continua até dia 3 de Janeiro, sempre com muita música.

Em Lagoa, a festa de Passagem de Ano acontece no Pavilhão do Arade, onde decorrerá o Arade Music Fest, evento que junta os artistas Diana Silveira (finalista dos ídolos) e Tó Zé Santos, além de DJs. Os bilhetes para este espetáculo estão esgotados há muito, mas a autarquia lagoense irá promover um espetáculo de fogo-de-artíficio junto ao Rio Arade, do qual qualquer pessoa poderá desfrutar.

Um pouco mais a Barlavento, em Lagos, serão os Expensive Soul a ter a responsabilidade de proporcionar aos foliões uma entrada em 2016 animada. À meia noite há lançamento de fogo.

Já Tavira entra em 2016 ao som da banda AF, que interpretará músicas dos anos 6o, 70 e 80, a partir das 22 horas. Depois de um espetáculo pirotécnico, haverá mais música, a cargo dos DJ Dhanny e The Eye.

Olhão também apostou forte no Réveillon e irá aproveitar o espaço de cerca de 2 mil metros quadrados, com uma tenda de 500 metros quadrados, para fazer a festa. Fábio Lagarto é o artista responsável pela animação musical e à meia noite há lançamento de fogo. No dia 2 de janeiro, um sábado, há mais festa, com a música a ficar a cargo do DJ King Bizz.

Em Portimão, o local escolhido para acolher a animação de final de ano foi, como é habitual, a Praia da Rocha. É aqui que irá “estacionar” o Trio Elétrico, uma autêntica discoteca sobre rodas, que terá como convidado especial o DJ Deelight. Também haverá fogo-de-artíficio, na Praia da Rocha e em Alvor.

Em Alcoutim, a festa faz-se no Cais da Vila, ao som do Duo Best e com um espetáculo pirotécnico por cima do Guadiana.

Em Faro, a Câmara preparou um evento no Jardim Manuel Bívar, que inclui um concerto de La Plante Mutante, que começa às 22 horas, fogo-de-artifício e animação musical, com DJs.

Vila do Bispo não dá música à população, mas vai regalar-lhe os olhos, ao lançar fogo em diferentes localidades, nomeadamente a sede de concelho, Sagres, Raposeira, Budens, Salema, Burgau e Barão de São Miguel.

Comentários

pub