Faro aprova atribuição de 250 mil euros em apoios às associações do concelho

A Câmara de Faro aprovou apoios financeiros a associações do concelho no valor de 250 mil euros, relativos a atividades […]

Faro_Câmara MunicipalA Câmara de Faro aprovou apoios financeiros a associações do concelho no valor de 250 mil euros, relativos a atividades realizadas durante o ano de 2015.

O pagamento do apoio a 67 coletividades farenses foi aprovado esta segunda-feira em Reunião de Câmara, por unanimidade, e determinou o regresso de uma ajuda que já não era dada há anos.

Nos últimos anos, não terá sido possível dar apoio financeiro às associações «dados os constrangimentos decorrentes da situação financeira em que o Município se encontrava e da necessidade de se recorrer a um plano de reequilíbrio financeiro em 2010», segundo a Câmara de Faro.

As verbas agora aplicadas «são o resultado da venda em hasta pública do edifício do antigo Magistério Primário», operação que permitiu à autarquia farense encaixar cerca de 1,7 milhões de euros. O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, disse, na altura, ser sua intenção destinar parte desta verba às associações, algo que se concretizou agora, com a conivência das forças da oposição, que têm mais vereadores que o executivo permanente.

Além destes apoios pontuais, foi ainda decidido, na Reunião de Câmara de ontem, celebrar acordos de comodato, com o São Pedro Futsal Clube de Faro e com o Grupo Folclórico de Faro. No primeiro caso, o clube vai passar a poder usar dois polidesportivos no Jardim da Alameda João de Deus com condições para a prática do futsal.

Já o Grupo Folclórico de Faro “ganha” o primeiro andar do Solar do Capitão Mor, junto ao Teatro das Figuras, onde «beneficiará de um espaço físico adequado, essencial na prossecução das suas atividades, nomeadamente a formação dos associados na área da dança, da música e do traje regional algarvio».

A autarquia comunica ainda a aprovação da proposta que prevê a celebração de um contrato programa para dinamização de atividades e aconselhamento na Pista de Atletismo de Faro, entre o Município de Faro e Associação de Atletismo e a atleta olímpica Ana Dias, que possuem conhecimentos específicos exigidos para realizarem o acompanhamento pretendido, no âmbito do aconselhamento a praticantes desportivos.

Solar do Capitão Mor Faro«A autarquia comunica ainda a aprovação da proposta que prevê a celebração de um contrato programa para dinamização de atividades e aconselhamento na Pista de Atletismo de Faro, entre o Município de Faro e Associação de Atletismo e a atleta olímpica Ana Dias, que possuem conhecimentos específicos exigidos para realizarem o acompanhamento pretendido, no âmbito do aconselhamento a praticantes desportivos», acrescentou.

Já no campo dos apoios financeiros, as 67 entidades apoiadas trabalham em diversas áreas, nomeadamente a cultural, desportiva, social e juventude.

Para o setor cultural, irão cerca de 75 mil euros, a distribuir por dezenas de estruturas. As associações a apoiar são: ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve; ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve; Amarelarte; ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Algarve; Arquente Associação Cultural; Associação Filarmónica de Faro ; Associação Zénite Positivo; Associação Recreativa e Cultural dos Músicos; Beliaev Centro Cultural; Casa do Povo da Conceição de Faro; Casa do Povo de Estoi; Centro Ciência Viva do Algarve ; Cineclube de Faro; Club Farense; Confest – Confraria Equestre dos Amigos dos Cavalos de Estoi; EnLAMA Associação Cultural; Ginásio Clube de Faro; Fundação Pedro Ruivo; Grupo Coral Ossónoba; Grupo Folclórico de Faro e Sociedade Recreativa Artística Farense.

A verba a investir no associativismo desportivo é de perto de 140 mil euros. As associações e clubes beneficiados são: Altimetria Associação Desportiva; AMAR Associação Adversários do Mar; Associação Académica da Universidade do Algarve; Associação desportiva “Escola de Futebol de Faro”; Associação Desportiva do Centro de Ténis de Faro; Associação Desportiva Geração de Génios; Associação Portuguesa de Kempo; Casa do Benfica de Faro; CEDF – Clube Educativo e Desportivo de Faro; Clube de Desportos de Combate JF Conceição de Faro; Clube de Futebol “Os Bonjoanenses”; Clube de Natação de Faro; Clube de Surf de Faro; Clube desportivo do Montenegro; Clube Karaté da Conceição de Faro; Clube União Culatrense; Futebol Clube “Os 11 Esperanças”; Futebol Clube S. Luís; Gimnofaro Ginásio Clube; Ginásio Clube Naval; Judo Clube do Algarve; Karaté Clube de Faro; Moto Clube de Faro; Moto Malta Clube de Faro; Núcleo Sportinguista de Faro; Real Amizade Farense; São Francisco Associação Desportiva; São Pedro Futsal Clube e Sport Faro e Benfica.

Pista de Atletismo de Faro_1A Câmara de Faro também apoiará o associativismo social, com uma verba que ronda os 43 mil euros. Neste caso, os apoiados serão: AAPACDM- Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais; Associação de Beneficência Refúgio Aboim Ascensão; AEDMADA- Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e de Apoio ao Diabético do Algarve; PROVECTUS-Associação em Prol da Terceira Idade; AIPAR-Associação de Proteção à Rapariga e à Família; APF- Associação para o Planeamento da Família; APATRIS 21- Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve; APPC- Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro; ARPI- Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro; ASMAL- Associação de Saúde Mental do Algarve; FADS- Fundação Algarvia de Desenvolvimento Social; GATO- Grupo de Ajuda a Toxicodependentes; IDFG- Instituto D. Francisco Gomes- Casa dos Rapazes e Santa Casa da Misericórdia de Faro.

«Irão também receber um apoio financeiro duas associações juvenis inscritas no RNAJ- Registo Nacional do Associativismo Jovem, nomeadamente a ADS- Associação de Designers do Sul e a Sê Mais Sê Melhor- Associação para a Promoção do Potencial Humano, no valor de 7,65 mil euros», acrescentou a autarquia.

Comentários

pub