Avião do Peru aterra de emergência em Faro com «falha total num motor» (atualizado)

Um avião da companhia aérea peruana LAN aterrou de emergência esta quinta-feira, poucos minutos depois do meio dia, no Aeroporto […]

Lan airlines no aeroporto de Faro
O avião da LAN Airlines aterrar no Aeroporto de Faro – foto: Sul Informação

Um avião da companhia aérea peruana LAN aterrou de emergência esta quinta-feira, poucos minutos depois do meio dia, no Aeroporto de Faro, depois de ter reportado «falha total num motor», disse ao Sul Informação fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS),

A aeronave, um Boeing 763 que fazia a ligação entre Lima, capital do Peru, e Madrid, «aterrou com sucesso», acrescentou a mesma fonte.

O voo LA 2707, que transportava 244 passageiros, foi forçado a aterrar de emergência no aeroporto algarvio, devido à falha de um motor, mas a aterragem ocorreu sem problemas, como se pode ver na foto acima.

Com o aeroporto algarvio a ser posto em alerta vermelho, foi ativado, como é normal nestas circunstâncias, o Plano Prévio de Intervenção (PPI), tendo sido chamados também «meios externos» à infraestrutura.

A PSP abriu um corredor de emergência entre o aeroporto e o hospital de Faro, enquanto a GNR condicionava todas as estradas de acesso ao aeroporto.

Também nas entradas e saídas de algumas portas de emergência, podiam ver-se autotanques de várias corporações de bombeiros.

Na pista de aterragem estavam estrategicamente colocados os meios de socorro. Felizmente, nenhum destes meios e medidas foi necessário, uma vez que a aterragem se processou sem problemas.

Ao todo, segundo a fonte do CDOS, foram acionados 161 operacionais e 64 veículos, dos bombeiros, GNR, INEM, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa e Autoridade Marítima Nacional. É que, tendo em conta a situação do aeroporto, à beira da Ria Formosa, foram também acionadas duas embarcações, da Polícia Marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos.

A fonte do CDOS recordou que ainda há cerca de uma semana teve lugar, no Aeroporto de Faro, um grande exercício para testar os meios, sublinhando que a situação deste dia de vésperas de Natal «confirmou que a articulação entre os meios correu bem».

Quanto aos 244 passageiros que se dirigiam para Madrid e que ficaram retidos em Faro, a companhia peruana terá agora de proceder ao seu acolhimento e reencaminhamento para a capital espanhola. No entanto, ao que o Sul Informação apurou, os passageiros ficaram no interior do aparelho, enquanto técnicos tentavam resolver o problema, para que o avião pudesse prosseguir a sua viagem para a capital espanhola.

 

Atualizada às 15h30, acrescentando a foto e alguns pormenores.

Comentários

pub