Vale de Lobo deve 300 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos

O empreendimento de Vale de Lobo tem uma dívida de cerca de 300 milhões de euros à Caixa Geral de […]

Vale do LoboO empreendimento de Vale de Lobo tem uma dívida de cerca de 300 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos e terá pagamentos em atraso relativos aos 12 empréstimos contraídos junto do banco detido pelo Estado, um dos quais no valor de 194 milhões de euros e que é alvo de investigação judicial no âmbito do processo «Operação Marquês», avançou o jornal Público, este sábado.

Segundo o diário nacional, a verba em dívida está relacionada com empréstimos num valor global de 249 milhões de euros. Mas «os incumprimentos e os juros terão feito a dívida crescer até aos 300 milhões, o que significa que ao longo dos últimos nove anos, não foi amortizado qualquer capital».

O empréstimo que está a ser alvo de investigação, por parte da justiça, foi contraído numa altura em que Armando Vara era administrador do Banco e será uma das razões que levou o Ministério Público a deduzir uma acusação contra o ex-adminstrador da CGD e a aplicar a medida de coação de prisão domiciliária, entretanto substituída por uma caução de 300 mil euros.

Alegadamente, Armando Vara terá «recebido um milhão de euros para favorecer o empreendimento de Vale de Lobo nas condições do empréstimo, nomeadamente na diminuição da taxa de juro, no corte dos custos processuais e no aligeirar das garantias», segundo o público.

O mesmo jornal procurou obter esclarecimentos tanto da CGD como do empreendimento de Vale de Lobo, mas ambos declinaram fazer declarações sobre o assunto.

Comentários

pub