Universidade serve crescimento e internacionalização ao almoço

s temas crescimento e internacionalização foram “servidos” num almoço promovido pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia […]

DSC_0301s temas crescimento e internacionalização foram “servidos” num almoço promovido pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve na passada sexta-feira. Esta foi mais uma sessão «Lunch & Learn», em que os convidados puderam trocar impressões, num ambiente informal, durante a hora do almoço.

O evento teve como oradores convidados Amélia Santos da empresa INNUOS, «uma start-up tecnológica que oferece soluções fáceis de implementar e a preços acessíveis», e Humberto Teixeira do Grupo Hubel, «uma empresa do setor primário (agroalimentar) de cariz local/regional, que cresceu de forma sustentada, transformando-se num importante grupo empresarial com mais de 175 colaboradores», revelou a Universidade do Algarve.

Amélia Santos, que após quase 15 anos de carreira, em grandes empresas, criou a sua empresa com um sócio, contou a história empresa sediada no Algarve. E, se nem tudo foi fácil, no início, fruto de «algumas tentativas mal sucedidas», a Innuos fez «uma prova de conceito muito bem-sucedida no Reino Unido, nas áreas de música e filmes», o que lhe permite, hoje em dia, escoar os seus sistemas para este país, mas também para outros mercados, como Hong Kong, Singapura, Alemanha, França e Austrália.

Já o fundador da Hubel recordou o percurso da sua empresa, com sede em Faro e com uma profunda relação com a UAlg. A Hubel começou pequena, cresceu e, atualmente, é um grupo que se move em 3 áreas de negócio -Produção Agrícola, Nutrição Vegetal e Métodos Produtivos, e Indústria da Água – com negócios em todo o país e além-fronteiras.

«Lunch & Learn é um evento educacional, com a duração de 90 minutos, que decorre num registo informal, enquanto se “brindam” e “degustam” as boas ideias. O objetivo é debater problemas específicos que afetam as empresas, proporcionando momentos de formação aos empreendedores que se encontram incubados no Campus de Gambelas. Atualmente, encontram-se incubadas na UAlg 22 empresas, 12 com atribuição de espaço físico, e 10 com incubação virtual, em áreas tão distintas como: TIC, Mar, Agroalimentar, Biotecnologia, Ambiente e Comunicação de Ciência», frisou a UAlg.

Veja as fotos da sessão:

Comentários

pub