Presidente da Águas do Algarve chamado para secretário de Estado do Ambiente

Chegou há pouco tempo, mas já vai sair da Águas do Algarve. O presidente executivo da empresa algarvia Carlos Manuel […]

Carlos Manuel Martins_presidente AdA_2Chegou há pouco tempo, mas já vai sair da Águas do Algarve. O presidente executivo da empresa algarvia Carlos Manuel Martins foi chamado para ocupar o lugar de secretário de Estado do Ambiente do Governo socialista que tomará posse amanhã.

Assim, além do algarvio José Apolinário, que será secretário de Estado das Pescas, há outro membro do Governo que ruma do Algarve para Lisboa.

O presidente executivo da empresa responsável pelo sistema multimunicipal de água e saneamento básico do Algarve tomou posse em Julho deste ano. Foi, de resto, o primeiro a desempenhar este cargo, já que recentemente foi introduzido um novo modelo de Governança nesta empresa.

Em Outubro, falou com o Sul Informação sobre os planos da empresa Águas do Algarve, projeto ao qual deixará agora de estar ligado, já que foi escolhido por António Costa para fazer parte da sua equipa governativa.

Para isso, terá contribuído o  seu vasto currículo, ligado ao setor das águas, saneamento e resíduos. Carlos Manuel Martins, licenciado em Engenharia Civil (IPL), mestre em Planeamento Regional e Urbano (UTL) e doutorando em Administração Pública (Universidade de Lisboa), Já havia gerido outras estruturas do grupo AdP – Águas de Portugal SGPS e feito parte do Conselho de Administração da EGF – Empresa Geral de Fomento SA, além de ter desempenhado cargos de gestão em várias outras empresas do setor público. Foi, também, vice-presidente do Instituto dos Resíduos, do Ministério do Ambiente e dirigente dos Serviços Municipalizados.

Na área académica, é professor Especialista em Engenharia Sanitária do Instituto Politécnico de Lisboa, e exerce como Equiparado a Professor Adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, desde 1991. Foi membro do Conselho Científico do ISEL e do Centro de Estudos do ISEL e responsável da Unidade Curricular de Ordenamento do Território.

Curiosamente, Carlos Manuel Martins, começou a sua vida profissional, ainda bem jovem, ligado aos jornais, como revisor do semanário de espetáculos «Sete», entre outros, em Lisboa.

Comentários

pub