Odiana esclarece sobre a Bolsa de Terras em Castro Marim

A Associação Odiana vai promover uma sessão de esclarecimento sobre a Bolsa de Terras em Castro Marim, com o objetivo […]

bolsa de terrasA Associação Odiana vai promover uma sessão de esclarecimento sobre a Bolsa de Terras em Castro Marim, com o objetivo de elucidar a população sobre a disponibilização, promoção e venda/arrendamento de terras, no dia 30 de Novembro, às 16 horas, na Biblioteca de Castro Marim.

A iniciativa vai contar com a presença do coordenador da Bolsa Nacional de Terras Nuno Russo e de Norberto Correia, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

Com esta sessão, a Odiana propõe-se a «informar, clarificar e ajudar» todos os que estejam interessados em obter uma parcela para fins agrícolas. As inscrições devem ser feitas online, através deste link.

A Bolsa Nacional de Terras tem como objetivo facilitar o acesso à terra através da disponibilização de terras, designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas, e, bem assim, através de uma melhor identificação e promoção da sua oferta.
Esta entidade tem a seu cargo terrenos «com aptidão agrícola, florestal e silvopastoril do domínio privado do Estado, das autarquias locais e de quaisquer outras entidades públicas, ou pertencentes a entidades privadas». Estas parcelas estão disponíveis «para arrendamento, venda ou para outros tipos de cedência», segundo a Odiana.

Atualmente há já 239 GeOp (entidades autorizadas para a prática de atos de gestão operacional ao nível da Bolsa de Terras), tendo este programa sido alargando ao Baixo Guadiana através da Associação Odiana, a qual integra a parceria da CONFAGRi (A nossa Agricultura – Confagri).

A entidade gestora da bolsa de terras é o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território através da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

Comentários

pub