O Quebra-Nozes sobe ao palco do Auditório Municipal de Olhão

A companhia russa Russian Classical Ballet vai levar “O Quebra-Nozes” ao palco do Auditório Municipal de Olhão, no dia 2 […]

quebra nozesA companhia russa Russian Classical Ballet vai levar “O Quebra-Nozes” ao palco do Auditório Municipal de Olhão, no dia 2 de dezembro, às 21h30.

Este bailado clássico, imortalizado por Tchaikovsky, é «tradicionalmente encenado na época natalícia», devido à sua temática.

A Câmara de Olhão explica que o espetáculo inspira-se na história O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, de E. T. A. Hoffmann, e «conta-nos a história de uma menina que sonha com um príncipe – Quebra-Nozes. Numa feroz batalha contra o Rei dos Ratos, Quebra-Nozes encontra-se em grave perigo. Clarinha, vencendo os seus próprios medos, entra nesta batalha e lança os seus sapatinhos, aniquilando a terrível criatura e quebrando o feitiço. Quebra-Nozes torna-se num deslumbrante príncipe».

Este príncipe «conduz Clarinha ao seu reino, o Reino dos Doces, onde a Fada do Açúcar partilha alegria e guloseimas pelas crianças que, como Clarinha, ainda têm a capacidade de sonhar».

A autarquia olhanense considera que esta é «uma história que estimula o imaginário de cada um de nós, remetendo-nos para o reino da fantasia».

A composição de O Quebra-Nozes «perpetuou o génio de Pyotr Tchaikovsky, visível na partitura de melodias como a “Dança da Fada do Açúcar”, ou “A Valsa das Flores”», acrescenta a Câmara.

A companhia russa é composta «por um elenco de bailarinos graduados pelas mais conceituadas escolas coreográficas russas e artistas principais em alguns dos mais prestigiados teatros de dança» e é dirigida por Evgeniya Bespalova.

Comentários

pub