Novo Governo terá “algarvio” João Soares como ministro da Cultura

Os nomes que deverão compor o novo Governo, liderado pelo socialista António Costa, que foi indigitado hoje para o cargo […]

João SoaresOs nomes que deverão compor o novo Governo, liderado pelo socialista António Costa, que foi indigitado hoje para o cargo pelo Presidente da República, começam a ser conhecidos.

Segundo a TSF e a SIC, entre os 17 ministros que farão parte do futuro Governo PS, apoiado pelo BE e pelo PCP, até consta um “algarvio”, João Soares, personalidade que foi eleita Deputado pelo Algarve nas anteriores legislaturas e que será ministro da Cultura.

O nome escolhido para assumir a pasta das Finanças, que assume, nos atuais tempos de crise, uma grande importância, será entregue a Mário Centeno, como já se esperava. Neste caso, trata-se, efetivamente, de um algarvio, já que o homem indicado para suceder a Maria Luís Albuquerque é natural de Vila Real de Santo António, onde viveu até aos 15 anos.

Destaque, ainda, para vários regressos: Capoulas Santos, que fica como ministro da Agricultura, Augusto Santos Silva, que fica responsável pelos Negócios Estrangeiros e José António Vieira da Silva, que volta a ser ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Ana Paula Vitorino, que já tinha sido secretária de Estado, volta, desta vez como ministra do Mar, uma nova pasta.
Para o ministério da Justiça foi escolhida Francisca Van Dunem, para a Administração Interna vai Constança Urbano de Sousa e para a Defesa Azeredo Lopes.

Na Saúde, o ministro escolhido Adalberto Campos Fernandes e na Economia, o futuro detentor da pasta será Caldeira Cabral. Para a Educação foi escolhido Tiago Brandão Rodrigues e o ministro da Ciência e Ensino Superior será Manuel Valsassina Heitor.

Os demais ministros são Eduardo Cabrita (ministro Adjunto), Maria Manuela Leitão Marques (Presidência e da Modernização Administrativa), Pedro Marques (ministro do Planeamento e Infraestruturas) e João Pedro Matos Fernandes (ministro do Ambiente).

A data para a tomada de posse do novo Governo ainda não foi anunciada. Antes, estes nomes ainda terão de ser aprovados pelo Presidente da República Cavaco Silva.

(Acrescentada naturalidade de Mário Centeno às 18 horas)

Comentários

pub