Melhores equipas do Mundo vão pedalar na 42ª Volta ao Algarve

A 42.ª edição da Volta ao Algarve, que vai realizar-se entre 17 e 21 de fevereiro de 2016, vai contar […]

39ª Volta Algarve em bicicletaA 42.ª edição da Volta ao Algarve, que vai realizar-se entre 17 e 21 de fevereiro de 2016, vai contar com algumas das melhores equipas do pelotão internacional. Até ao momento, estão confirmadas oito formações do WorldTour e cinco de categoria Continental Profissional. Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo estão ainda «a decorrer negociações para enriquecer o pelotão com equipas de primeiro nível».

A espanhola Movistar e a russa Katusha, primeira e segunda do ranking mundial em 2015, respetivamente, são duas das equipas já confirmadas. Os outros seis conjuntos de primeira divisão que já asseguraram a presença na corrida portuguesa são a cazaque Astana, as norte-americanas Cannondale e Trek, a belga Lotto Soudal, a holandesa Lotto NL-Jumbo e a russa Tinkoff.

Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo «estão também confirmadas cinco equipas de categoria Continental Profissional, entre as quais a alemã Bora-Argon 18, do português José Mendes, e a suíça Roth-Skoda, que conta no plantel com o luso Bruno Pires».

As outras formações de segunda divisão que já conseguiram o convite para a próxima edição da Volta ao Algarve são a norte-americana Novo Nordisk, a polaca Verva ActiveJet e a russa Rusvelo.

Para além destas equipas, «a Volta ao Algarve, enquanto primeiro grande acontecimento velocipédico do ano em Portugal, convidará todas as equipas continentais portuguesas que venham a constituir-se, oferecendo, assim, aos conjuntos portugueses uma oportunidade de competição ao mais alto nível e num evento de elevado mediatismo nacional e internacional», acrescenta o organismo.

O pelotão da Volta ao Algarve terá entre 23 a 24 equipas, por isso, estão ainda em aberto cinco vagas para equipas do pelotão internacional, que serão escolhidas entre as mais de 15 equipas com as quais existem contactos já estabelecidos.

A 42.ª edição da Volta ao Algarve vai ter cinco etapas. A primeira será uma jornada plana, ao gosto dos sprinters, a segunda terá final no alto da Fóia, a terceira será um contrarrelógio com cerca de 20 quilómetros, a quarta será a segunda oportunidade para os velocistas e a última vai acabar no

alto do Malhão.

No último dia da Volta ao Algarve vai realizar-se o Algarve Granfondo, um «evento de massas para ciclistas amadores que conta já com mais de 250 inscritos, a cerca de três meses da sua realização, perspetivando-se um evento com grande participação», conclui a Federação.

Comentários

pub