Marrocos disposto a cofinanciar ligação marítima entre Faro e Tânger

Há um armador interessado em garantir uma ligação marítima entre Faro e Tânger e até vontade de financiar, por parte […]

Ferry TangerHá um armador interessado em garantir uma ligação marítima entre Faro e Tânger e até vontade de financiar, por parte da entidade que gere o setor turístico, na região litoral de marroquina de Tânger – Tetouan. 

Abdelghani Ragala, diretor do Conselho Regional de Turismo de Tânger – Teouan, afirmou ao Sul Informação que a entidade que dirige está disposta a abrir os cordões à bolsa, desde que também haja comparticipação do lado português, de modo a tornar economicamente atrativo o lançamento da operação.

«Neste momento, falta que o armador faça o plano financeiro e, depois, que as entidades de ambos os lados se coloquem de acordo sobre a forma como podemos colaborar. A nossa região, neste momento, está a implementar uma política de apoio [financeiro] ao desenvolvimento de todas as formas de acesso a Tânger e Tetouan», assegurou Abdelghani Ragala.

Esta ligação já existiu, tendo sido desativada há cerca de 20 anos. Mas, de há alguns anos a esta parte, a ideia de restaurar esta ligação, com um ferry-boat mais moderno e mais rápido, vem ganhando força. A estimativa é que uma viagem demore cerca de 5 horas e que seja usado um catamarã semelhante aos que já fazem as ligações entre Tarifa e Algeciras, no Sul de Espanha, e Tangêr.

O município de Faro, que está geminado com o de Tânger desde 1985, tem sido um dos principais promotores da ideia, uma das matérias que o vereador da Câmara farense José Cavaco e Henrique Gomes, o chefe de gabinete do presidente da autarquia, levaram na agenda, numa visita oficial a Tânger, no final da passada semana.

Nesta viagem, foram acompanhados pelo Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve José Alberto Alegria e pelo presidente da Associação de Gestores de Golfe de Portugal João Paulo Sousa, que é, igualmente, o diretor do campo Benamor Golf, em Tavira.

O golfe esteve, de resto, na origem do convite endereçado pelo Conselho Regional de Turismo de Tânger – Tetouan à comitiva que veio do Algarve e que integrou o repórter do Sul Informação. Mas José Cavaco procurou, durante os quatro dias de visita, promover avanços na questão da ligação marítima, vista como estratégica para a autarquia da capital algarvia. «Nos últimos dois anos foi notória a presença de muitos turistas vindos de Marrocos em Faro e no Algarve», salientou.

Apesar de não terem conseguido falar com o proprietário da empresa Intershipping, o armador que está interessado em fazer a exploração da linha, – o Cônsul José Alegria conseguiu agendar uma reunião, na qual o empresário não conseguiu comparecer, tendo-se feito representar por um diretor da sua empresa- , os representantes da Câmara de Faro conseguiram transmitir a sua posição ao representante do armador, além de ter aprofundado a questão com os membros do Conselho Regional de Turismo.

«Já há algum tempo que vimos trabalhando nesta possibilidade, com responsáveis por entidades algarvias, em particular, com o município de Faro. Temos ligações económicas muito importantes com o Algarve, com empresas portuguesas que estão cá instaladas e com muitos turistas que nos chegam da região algarvia», ilustrou Abdelghani Ragala, em declarações ao nosso jornal.

Comitiva do Algarve visitou Marrocos«Atualmente, os marroquinos optam principalmente por passar férias no Sul de Espanha. Mas já conhecem esse destino e querem descobrir o Algarve, até porque tem abundância de um produto que lhes interessa muito – os aparthotéis. Além do tráfego turístico, também há grande potencial para tráfego comercial.  Ambos os lados ficam a ganhar», defendeu.

A comitiva algarvia também teve a oportunidade de falar com empresários do setor turístico locais, nomeadamente operadores turísticos marroquinos, que não esconderam o entusiasmo quanto à eventual abertura de uma linha direta entre o Algarve e Tânger. A região algarvia, garantem, é um destino cada vez mais popular entre os marroquinos, muito graças «às ligações culturais» entre os dois países, particularmente evidentes em algumas localidades algarvias, e a hospitalidade portuguesa.

Um interesse que poderá ajudar a criar as condições necessárias para que esta ligação seja uma realidade, «dentro de um ano e meio ou dois anos», como perspetiva Abdelghani Ragala, ainda que sem dar certezas.

 

(Corrigido o nome da empresa interessada em garantir a ligação Faro-Tânger no dia 19 de Novembro às 12 horas)

Comentários

pub