Mais de uma centena de ocorrências, com Albufeira e Quarteira a serem as mais atingidas

A chuva intensa já causou dezenas de inundações em lojas, cafés, garagens, ruas e estradas, principalmente em Albufeira e Quarteira, […]

Viaduto junto ao Vale Paraíso (Albufeira) inundado, com carros imobilizados - Manuel Kasinha
Viaduto junto ao Vale Paraíso (Albufeira) inundado, com carros imobilizados – foto de Manuel Kasinha

A chuva intensa já causou dezenas de inundações em lojas, cafés, garagens, ruas e estradas, principalmente em Albufeira e Quarteira, onde, segundo o CDOS, «tem havido pequenas inundações», ainda que «sem grande gravidade». Até ao momento, não há registo de pessoas desalojadas ou derrocada de estruturas.

Até às 13h00, já tinham sido registadas 69 ocorrências em todo o Algarve, tendo estado envolvidos 192 operacionais, apoiados por 81 veículos de diversas corporações de Bombeiros e da Proteção Civil. Números que subiram muito na última hora e meia, ao que o Sul informação apurou junto de diversas fontes.

Assim, além das inundações em lojas, cafés e restaurantes em Quarteira, onde a água subiu acima do metro de altura em algumas ruas, também a chamada rua dos bares, em Albufeira, sofreu inundações. Devido a inundações na zona da Balaia, a GNR cortou o trânsito na rotunda da Praça de Touros.

Salgados, Galé (Albufeira) - foto de Cátia Matos Costa
Salgados, Galé (Albufeira) – foto de Cátia Matos Costa

Outras zonas afetadas, foram a urbanização dos Salgados, perto da Galé, bem como as ruas junto à GNR, em Albufeira. Em ambos os casos, há carros imobilizados no meio da água e trânsito cortado ou muito difícil.

Em Vale Paraíso, por baixo do viaduto de acesso às Ferreiras, que passa sob a EN125, pelo menos dois automóveis ficaram imobilizados pela água, que atingia cerca de metro e meio de altura.

Em Olhão, uma árvore caiu numa das ruas, causando prejuízos em viaturas estacionadas.

Também em Faro tombou uma árvore, junto à estação de caminhos de ferro, estando agora a ser removida pelos bombeiros. Vários automóveis estacionados foram atingidos pela árvore e pelos seus ramos. Um deles ficou mesmo coberto pela árvore.

Há ainda estradas e ruas alagadas em Ferreiras, Fonte de Boliqueime, Tunes, Ferragudo, Carvoeiro e Silves.

Na Praia de Faro houve proprietários de barcos fundeados que tiveram de baldear a água que se acumulou no seu interior, para evitar que se afundassem.

O CDOS admite que possam existir danos materiais a lamentar, mas diz não ter, ainda, indicações de quais serão.

Entretanto, apesar de se prever o desagravamento do estado do tempo, as recomendações são para evitar sair de casa e circular nas estradas, já que muitas se mantêm inundadas.

Veja mais fotos clicando aqui para abrir a fotogaleria.

Comentários

pub