Lagoa escolhida para ser a «Cidade do Vinho de 2016»

Lagoa foi escolhida para ser a «Cidade do Vinho de 2016», galardão atribuído pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses […]

Lagoa_Cidade_do_Vinho2016Lagoa foi escolhida para ser a «Cidade do Vinho de 2016», galardão atribuído pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

A candidatura lagoense mereceu o apoio e a parceria de uma centena de entidades de toda a região algarvia e convenceu o Conselho Diretivo e a Assembleia Intermunicipal da AMPV, que se reuniram esta terça-feira, no Museu do Vinho, no Cartaxo.

O concelho algarvio disputou este título com outros quatro municípios de «zonas fortes no espetro vitivinícola português», entre os quais o vizinho de Silves. Ourém, Ponte de Lima e Santa Marta de Penaguião eram os demais pretendentes.

A Câmara de Lagoa realçou, numa nota de imprensa, que a sua candidatura recebeu 50 por cento dos votos, o que significa que a escolha do júri não deixou margens para dúvidas.

Os órgão sociais da AMVP elogiaram «o trabalho desenvolvido, não só na divulgação da sua região vitivinícola mas também na promoção do vinho nacional em diversos eventos, nomeadamente no “Lagoa Wine Show” – com o sucesso que lhe foi atribuído – e na Fatacil».

«Esta eleição representa o reconhecimento do esforço, dedicação e trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar da autarquia ao longo de 2015, “Ano do Vinho e da Vinha – Lagoa, Sabor da Cultura”», acrescentou a autarquia lagoense.

Entretanto, a Câmara de Silves já reagiu à escolha da AMVP, congratulando o município lagoense pela atribuição do galardão e manifestando «o desejo de apoiar/colaborar nas iniciativas que vierem a ser desenvolvidas.», como havia feito «desde a primeira hora». Esta foi a primeira vez que Silves se candidatou a este usar este título.

No âmbito da “Cidade do Vinho 2016”, a Câmara de Lagoa quer «contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as caraterísticas comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património» do concelho.

A autarquia já começou a pensar num conjunto de iniciativas e anunciou que começarão bem cedo, no dia 6 de Janeiro, com a celebração do Dia de Reis no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, «com um programa a anunciar em breve».

Comentários

pub