João Saraiva vai aos Alpes à procura do que não aparece nos postais

O que leva alguém a deixar o clima ameno do Algarve e o seu trabalho diário de investigador científico para […]

Alpes_João SaraivaO que leva alguém a deixar o clima ameno do Algarve e o seu trabalho diário de investigador científico para se lançar numa jornada que o vai levar a calcorrear os trilhos dos Alpes, ao longo da estação mais fria do ano? Para João Saraiva, é a paixão que tem pela natureza e pela montanha, mas também pelo desporto, que o leva a fazer-se à estrada sozinho, para passar três meses na região do Tirol, na Áustria, no início de 2016.

«Esta é uma campanha de exploração que vai percorrer, à pé, de carro ou no transporte possível, a região do Tirol, que é das mais afamadas do mundo. Esta região faz parte do imaginário dos praticantes de desportos de Inverno e dos amantes da montanha, e eu quero explorá-la», resumiu João Saraiva, investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMar) do Algarve, numa entrevista ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve, os media partners deste projeto, que foi oficialmente apresentado esta sexta-feira.

João SaravivaEste biólogo de 38 anos é, também, apaixonado por desportos radicais, nomeadamente pelo surf e snowboard, e pela música, sendo DJ e colaborador da RUA FM (102.7 FM).

A intenção de João Saraiva não é fazer uma viagem que o leve aos locais óbvios. «A proposta não é ir para os sítios mais conhecidos, mas sim encontrar aquelas pérolas, as zonas que normalmente só os habitantes locais conhecem, e dá-las a conhecer ao público», revelou.

Este divulgação será feita através de um blogue, que o candidato a explorador já dinamiza, e do Sul Informação, com o qual João Saraiva vai colaborar durante os meses que passar nos Alpes, dando conta do andamento da sua aventura.

Este é um projeto pessoal, «um sonho», que tem custos substanciais, o que levou o promotor do The Perfect Winter a lançar uma campanha de crowdfunding, onde espera angariar apoio para fazer este registo, levantamento que espera que seja útil a outros aventureiros, no futuro.

«Quero revelar estes locais especiais ao público, mas tratá-los com o respeito que eles merecem. Não se trata de revelar os secrets spots, mas sim trazer para o conhecimento público a existência de alguns lugares, sempre com o devido respeito», salientou.

Durante a sua estadia nos Alpes, o explorador luso espera, igualmente, dedicar-se ao snowboarding, um dos desportos que pratica, à semelhança do surf. Este é um desporto que não é tão acessível a um português, muito menos a alguém que viva no Algarve, devido ao clima, mas que não tem impedido que o número de praticantes da modalidade cresça, em Portugal.

«É natural que haja cada vez mais praticantes de desportos de Inverno, porque têm vindo a democratizar-se. Ir para a neve já não é um luxo. Em alguns casos, pode ficar mais barato passar uma semana na neve do que uma semana no Algarve, para quem não é de cá. Já há viagens bastante económicas e um circuito montado para levar as pessoas para a neve de uma forma confortável», assegurou.

João Saraiva também fará da sua carrinha uma casa ocasionalOutra opção é usar meios próprios, como tem feito o investigador algarvio, que faz da sua carrinha, não só um meio de transporte, mas, muitas vezes, a sua casa improvisada. A parte de trás do seu veículo, o mesmo que utilizará para fazer o caminho entre Portugal e a Áustria e para se deslocar no Tirol, está equipada com uma cama, para que só seja preciso estacionar e pernoitar, se necessário.

Outro objetivo desta viagem é entrar em contacto com aventureiros que, como ele, «se atiraram à montanha, e por lá ficaram», para os entrevistar e divulgar a experiência que viveram. «O estilo de vida, o viver com a neve e as dificuldades, são coisas que eu também gostaria de documentar», acrescentou João Saraiva.

Quem quiser contribuir para a campanha de crowdfunding The Perfect Winter pode fazê-lo online. O aventureiro que partirá do Algarve conta já com alguns patrocínios, nomeadamente das marcas Freshlines Boards, Pipeline Surf & Snow Shop, One Love EcoSurf products, MG Snowtrip, Bukideias e Vinhos Malaca.

Comentários

pub