Câmara de Faro destina 300 mil euros ao apoio às associações do concelho

A Câmara de Faro vai canalizar uma verba de 300 mil euros para apoios pontuais às associações do concelho que […]

Faro_Câmara MunicipalA Câmara de Faro vai canalizar uma verba de 300 mil euros para apoios pontuais às associações do concelho que trabalham nas áreas de apoio social, cultural, desportivo e juvenil. Este apoio destina-se «a atividades levadas a cabo no presente ano».

O programa, que foi proposto pelos vereadores da coligação, foi aprovado por unanimidade na Reunião de Câmara da passada quinta-feira, e «significa o retomar de um apoio que que há muitos anos não acontecia em Faro, dados os constrangimentos decorrentes da situação financeira em que o Município se encontrava e da necessidade de se recorrer a um plano de reequilíbrio financeiro em 2010», revelou a autarquia farense.

O programa prevê que as associações interessadas possam formalizar a sua candidatura no site do Município entre os dias 27 de Novembro e 11 de Dezembro. Podem concorrer todas as entidades sem fins lucrativos sediadas no concelho que cumpram os requisitos.

Conjuntamente com os formulários, estarão disponíveis as condições de admissão e os critérios de atribuição do apoio, «que contemplarão itens como a avaliação da atividade regular da entidade candidata, o reconhecimento do mérito e da excelência dos atletas, artistas, praticantes ou o mérito da ação desempenhada em prol da comunidade».

«A Câmara está em condições de garantir que todos os apoios concedidos serão integralmente liquidados até final do corrente ano – o que constitui, igualmente, uma novidade na prática do Município», assegurou a autarquia.

O retomar dos apoios surge na sequência de «um duro processo de saneamento das finanças da autarquia, que a todos custou», o que leva a Câmara de Faro a expressar a sua «grande satisfação» por poder anunciar este apoio e «dispor de uma verba significativa para o sempre dinâmico movimento associativo farense».

Comentários

pub