Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Algarve motiva jornadas em Tavira

As 1ª Jornadas para a Salvaguarda de Património Cultural Imaterial do Algarve vão decorrer no dia 17 de outubro, entre […]

PC_JORNADAS_PATRIMONIOIMATERIAL_v5As 1ª Jornadas para a Salvaguarda de Património Cultural Imaterial do Algarve vão decorrer no dia 17 de outubro, entre as 09h00 e as 18h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

Esta ação tem como finalidade divulgar e valorizar diversas expressões culturais imateriais que os indivíduos, grupos e comunidades protagonizam e atribuem identidade e sentimento de pertença.

É o caso da Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade, da literatura oral, da arquitetura popular, das religiosidades, das artes de pesca, da salicultura, dos trabalhos agrícolas e da gestão da água, da música popular, da etnoastronomia.

Outros temas a debater serão a rede de museus do Algarve, a arquitetura popular, o saber-fazer, e as proverbialidade.s são os principais temas destas primeiras jornadas. Presentes estarão investigadores, docentes, estudantes, técnicos autárquicos, representantes do movimento associativo, membros de confrarias, personalidades e grupos artístico-culturais, entre outros especialistas nesta área, que pretendem contribuir para a salvaguarda e perceção da riqueza e diversidade do património cultural e imaterial do Algarve.

Na sessão, organizada pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e contando com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, participam investigadores, docentes, estudantes, técnicos autárquicos, representantes do movimento associativo, membros de confrarias, personalidades e grupos artístico-culturais, entre outros especialistas nesta área, que pretendem contribuir para a salvaguarda e perceção da riqueza e diversidade do património cultural e imaterial do Algarve.

Inscrição obrigatória
Preço: 5,00 euros (membros da Associação isentos de pagamento)

Mais informações, através de:

– Luísa Ricardo: [email protected] | 281 320 500 – ext.: 2305
– Marta Santos: [email protected]
– Isabel Grade: [email protected] | 966 036 964

Comentários

pub