Quem estiver na fila às 19h00 ainda pode votar

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou, em comunicado, que “devem ser admitidos a votar os cidadãos eleitores que às […]

Eleições Europeias_foto Marcelo ETICA Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou, em comunicado, que “devem ser admitidos a votar os cidadãos eleitores que às 19 horas, horário de encerramento das assembleias de voto, se encontrem nas filas para votar, assinalando-se o último eleitor da fila”.

A CNE emitiu este comunicado às 17h40 de hoje, informando desta matéria os presidentes de Juntas de Freguesia.

O esclarecimento da CNE, que surge menos de uma hora e meia antes do encerramento das assembleias de voto em Portugal Continental e na Madeira, tem a ver com a formação de filas para votar em mesas de voto em todo o país.

Nestas Eleições Legislativas, em que está em causa a escolha dos 230 deputados à Assembleia da República, resultado que ditará também a escolha de um futuro Governo, podem votar mais de 9,6 milhões de eleitores.

A nível nacional, nestas eleições para a XIII Legislatura, concorrem 16 forças políticas, das quais três são coligações e as restantes 13 partidos. No Algarve, concorrem 14 forças políticas.

Nas coligações, contam-se a Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta PCP e PEV, a coligação Portugal à Frente, com PSD e CDS-PP, e a coligação Agir, que alia o Movimento Alternativa Socialista (MAS) ao Partido Trabalhista Português (PTP).

Os partidos políticos são: Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE), Livre/Tempo de Avançar, Juntos pelo Povo (JPP), Nós, Cidadãos! (NC), Portugal pro vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), Partido da Terra (MPT), Partido Democrático Republicano (PDR), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido Unitário dos Reformados Portugueses (PURP), Partido Popular Monárquico (PPM) e Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

A 14 de outubro, serão contados os votos dos círculos da Europa e Fora da Europa, que elegem quatro deputados. Após o apuramento destes dois círculos, fica fechado o apuramento geral dos resultados das legislativas.

 

Comentários

pub