Passagem de nível junto à Estação de Olhão terá horário de funcionamento

A nova passagem de nível que a Infraestruturas de Portugal irá instalar, junto à Estação da CP de Olhão, vai […]

Passagem de Nível Olhão antes das obras_1A nova passagem de nível que a Infraestruturas de Portugal irá instalar, junto à Estação da CP de Olhão, vai ter horário de funcionamento. Esta passagem vai abrir na próxima segunda-feira, data que o Sul Informação avançou em primeira mão, mas estará encerrada durante a noite, por razões de segurança.

Segundo revelou a Câmara de Olhão, numa nota de imprensa, só se poderá atravessar a linha férrea entre as 6h30 e as 22 horas. Fora deste horário, quem quiser circular entre as avenidas da República e Bernardino da Silva terá de usar a passagem inferior.

Este encerramento noturno está ligado ao facto de passar a existir vigilância humana no local, uma das exigências feitas pela IP quando aceitou reabrir esta passagem de nível, enquanto não estiverem concluídas as obras de adaptação da passagem inferior.

No local, já é possível ver o material que será usado para reconstrução dos labirintos, já pintado de preto e amarelo, como é habitual neste tipo de estrutura. As obras devem decorrer nos próximos dias e, segundo a IP, serão «rapidamente concluídas».

A concessão da empresa que gere as linhas férreas portuguesas em voltar atrás com o fecho da passagem de nível só aconteceu, de resto, porque a própria IP acabou por admitir que a passagem inferior não tem as condições mínimas para que possa ser utilizada por pessoas de mobilidade reduzida, idosos e acompanhantes de carrinhos de bebé.

Argumentos que foram repetidos por cidadãos e autarcas de Olhão, quando contestaram o fecho da passagem de nível, há mais de um ano. Entretanto, a Refer uniu-se à Estradas de Portugal e nasceu a Infraestruturas de Portugal, o que terá relançado o diálogo entre a Câmara de olhão e a empresa de capitais públicos.

Material para a reconstrução da passagem de nível de OlhãoEstes contactos também serviram para dar um empurrão ao projeto de renovação da passagem inferior, que já está concluído. O concurso público para a execução desta obra, que será paga pela IP, deverá ser lançado «ainda durante o mês de Outubro», segundo revelou o presidente da Câmara de Olhão ao Sul Informação.

Para tal, apenas falta que a Assembleia Municipal de Olhão «aprove o compromisso plurianual». A perspetiva é de que a obra se inicie «no final deste ano ou no início de 2016».

Assim que a requalificação da passagem inferior esteja terminada, a passagem de nível voltará a ser encerrada, mas as infraestruturas que agora serão construídas permanecerão no local, para que esta alternativa de atravessamento possa continuar a existir, em casos de emergência.

Comentários

pub