Muralha e caminho de ronda de Portimão postos a descoberto nas obras de hostel

Um pano da muralha tardo-medieval de Vila Nova de Portimão, bem como parte do caminho de ronda da antiga zona […]

Muralhas Portimão_01Um pano da muralha tardo-medieval de Vila Nova de Portimão, bem como parte do caminho de ronda da antiga zona fortificada, foram postos a descoberto durante as obras de construção de um Hostel Cultural, na Rua Dr. Ernesto Cabrita, promovidas pela Academia de Música de Lagos/Conservatório de Música de Portimão.

Tendo em conta que a existência da muralha naquele local já era conhecida, «a apreciação deste licenciamento teve em consideração, desde o primeiro momento, o facto de o edifício em questão integrar na sua zona posterior a estrutura defensiva tardo-medieval, classificada como Imóvel de Interesse Público (D.L. 45/93 de 30 de Novembro)», salienta a Câmara de Portimão, em nota de imprensa.

As obras foram ainda precedidas de trabalhos arqueológicos, que permitiram o registo de realidades associadas à ocupação da zona durante o século XVI.

A intervenção arqueológica, dirigida por Fernando Pereira dos Santos e Ana Bica Osório (da empresa Engobe, Arqueologia e Património Cultural, Lda), possibilitou também a identificação de uma pequena porta da muralha (poterna), que até agora não sido registada em nenhuma da cartografia antiga conhecida.

O pano da muralha tardo-medieval de Vila Nova de Portimão, incluindo o caminho de ronda desta estrutura defensiva, foram agora incorporados no projeto do Hostel, «valorizando-o e permitindo aos utentes do espaço usufruir destes valiosos testemunhos da evolução da cidade de Portimão».

A fachada do novo edifício continuará a ser representante da arquitetura vernacular da Vila Nova de Portimão, uma vez que a sua reconstrução irá incorporar as cantarias originais e manter a mesma traça.

O processo de licenciamento e de acompanhamento da intervenção arqueológica contou com a participação do Sector do Património do Museu de Portimão e da Direcção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg).

Comentários

pub